Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Publicar o projeto no servidor VPS

Olá pessoal , fiz alguns cursos de REACT JS da Alura, aprendi muito, comecei um projeto e localmente funciona certinho porém ao publicar num servidor VPS (já instalado NODE JS e NPM) o projeto não abre, não da erro algum, alguém consegue dar uma ajudinha? :-)

4 respostas

Fala João, tudo bem? Espero que sim!

Que ótimo saber que você conseguiu aprender com a gente!

Como foi esse processo de deploy? Poderia me explicar todo processo?

Você deve:

• Enviar o projeto para a VPS
  • Rodar o comando npm install para instalar a dependência
  • Rodar o comando npm start para iniciar o projeto
  • Abrir no ip da sua VPS com a porta do react (3000)

O que pode acontecer também é de você fechar a sua sessão da vps, assim o processo se encerra também e o servidor é fechado, por isso você precisa deixar ele em segundo plano (isso levando em consideração que sua vps é uma vps linux)

Para manter esse processo você pode seguir esse tutorial bem interessante.

Aguardo o retorno :D

Fala Mateus , tudo tranquilo, cara sou desenvolvedor for windows tem uns 20 anos, já vinha focando em linguagens web (php,javascript, etc) tem um tempo mas os cursos da ALURA os professores(Luiz Fernando, Ricardo Bugan, ... ) de REACT (único curso que fiz até o momento) os caras são show , didática fácil e objetiva, já recomentei para outros amigos aqui na empresa. Referente ao tópico eu estou publicando a aplicação, já rodei o npm run build, tudo certinho sem erros , fiz o upload de todo conteúdo da pasta build para o meu servidor VPS mas quando vou no navegador ele não abre, não da erro, mas nao abre. Obs: estou publicando em um subdiretório do meu domínio.

Você não faz o upload da pasta de build para a vps, você deve enviar TODO o projeto para a VPS (todos arquivos, até mesmo os de desnevolvimento) e então rodar como se estivesse rodando no seu computador.

Eu recomendo você fazer um deploy na vercel por ser mais simples e gratuito.

solução!

Fala João, tudo certo?

sobre essa questão, você não deve só gerar o build, você tem que "servir" ele também. Pra isso existem várias soluções, a solução mais fácil é o pacote serve que você pode utilizar e até a própria documentação do Create React App fala. Caso você queira criar um servidor customizado é tranquilo criar com node e express. Mas caso seja um servidor para testes ou você pode/quer utilizar servidores que já fazem isto automático o que eu mais recomendo é utilizar a Vercel como o Mateus falou acima.