1
resposta

Publicando projeto de integração API REST

Estou com uma dúvida sobre publicação do projeto no servidor de aplicação. Por exemplo:

Supoe-se que eu tenha uma aplicação Java web rodando em um servidor Apache TomCat cujo site é www.sitejavaqualquerweb.com.br e eu preciso criar uma API de webservice do tipo Servidor para consumirem do meu site no endereço www.sitejavaqualquerweb.com.br/minhaApi.

Com relação ao projeto de integração API Rest, eu devo cria-la em um projeto individual e publicar no servidor do apache tomcat ou devo abrir o projeto do site e criar a integração lá dentro para que a API rest funcione?

1 resposta

Fala, John! Espero que esteja bem!

Desculpe a demora em dar um retorno

Caso o projeto seja pequeno, as duas opções são válidas, porém, se for um projeto grande, é muito válido criar um outro e integrá-lo ao projeto em questão. Isso vai evitar de mexer no projeto principal podendo te trazer problemas.

O JAX-RS API é o antecessor do Microsserviços, que trouxe uma certa independência entre as aplicações. Por esse motivo (e pensando em Microsserviços) a minha opinião sobre integrar um novo.

Nos primórdios surgiu o CORBA com objetos distribuídos, logo depois o EJB com objetos remotos, SOAP, JAX-RPC + JAX-WS que foi um SOAP baseado em web services, passamos pelo JAX-RS no início para as APIS rest, o JAKARTA EE e por fim (e atual) MICROSSERVIÇOS.

Peço que dê uma olhada no curso Microservices com Spring Cloud, pois vai te dar uma visão bacana para trabalhar com o projeto em que deseja, John!

Um abraço e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software