Olá! minha duvida é meio trabalhosa de se responder, eu suponho, mas quem tiver a boa vontade, eu agradeço desde já.
Fiz uma API em JAVA+Hibernate pra consumir o Front-End que fiz usando Angular/JavaScript. E localmente funciona tranquilo, atingi as minhas expectativas. Na realidade esse projeto é refatoração de um já existente que tenho usando outras tecnologias e inclusive está online, é um projetinho bem simples.
Minha duvida: Pra rodar minha aplicação nova, localmente, eu faço um "executar" projeto "back-end" dentro do NetBeans, que está configurado para usar o WildFly10 como servidor de aplicação e o Postgres como banco de dados. Ai quando clico pra executar o Wildfly10 sobe e meu back-end fica disponível no localhost. Até ai tudo bem. Depois eu clico em "Executar" o projeto front-end dentro do NetBeans e ele "cria um servidor" pro meu front-end rodar (eu acho que cria, não sei o que acontece ali exatamente).
imagem para entender o que falei acima.
Essa é minha primeira duvida, esse servidor que o NetBeans cria pro meu front-end funcionar é o que ? Porque agora eu pretendo desacoplar o front-end do back-end, pra hospedar na Amazon (ambos), mas eu não sei como rodar um projeto front-end localmente sem nem uma ligação direta, como está atualmente.
Minha segunda duvida é : Nunca publiquei online uma "API" usando Java/Hibernate/Postgres, não sei nem por onde começar. Alguém pode me dizer como fazer ou me passar um tutorial bom?