Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

PSD para layout

Olá,

Alguém usa essa técnica no dia a dia ? É basicamente ir codificando no CSS observando-se os pixels no layout desenhado ou tem alguma forma mais fácil ?

O Mercado requer bastante essa técnica ?

Obrigado !!!

3 respostas

Oi Marcelo, tudo bem? A ideia é exatamente essa, você vai olhando o layout e escrevendo o CSS respectivo a cada parte do PSD. A questão dos pixels já é outro problema, o interessante é converter as medidas de pixels encontrados no PSD para medidas relativas como porcentagens, esse é um dos primeiros passos para criar sites responsivos, para mais, recomendo fazer o curso de responsivo disponível aqui na Alura.

Sobre ferramentas, existem algumas que facilitam o trabalho e exportam parte do CSS do PSD para seu código, Brackets (editor de texto) tem uma ferramenta chamada Extract, que faz exatamente isso, você seleciona parte do PSD dentro do próprio editor e ele já exporta imagens e CSS para dentro do seu projeto. Isso pode ajudar bastante, mas sinceramente, não vejo muita gente usando.

Algumas ferramentas geram o código inteiro, mas por alguns problemas como: organização, qualidade do código e facilidade de manutenção/alteração, elas nunca foram usadas efetivamente.

Wenderson, obrigado. Mas pelo que você sabe, as agências e empresas de desenvolvimento de software tem requerido essa técnica bastante ?

solução!

Marcelo, até onde eu sei, não existe técnica alternativa, há quem diga que isso vai mudar no futuro, que as próprias ferramentas de design irão exportar o código pronto, mas isso ainda não é uma realidade. Então, considerando que essa é a forma de fazer, não tem como uma empresa/agência pedir para que você faça de outra forma. Sim, é fundamental você saber fazer isso.

Você ouviu falar ou leu sobre alguma outra técnica? Existem variações, onde você não pega exatamente os pixels no Photoshop, mas sim trabalhe com proporções, mas isso já se encaixa na minha primeira resposta.

Caso vocẽ tenha ouvido outras alternativas, me deixe saber por favor.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software