Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
8
respostas

Próximos passos.

Bem, não sei se aqui é o lugar correto para esse tipo de dúvida (ou se há um), mas vamos lá:

Resumindo minha trajetória, comecei a estudar programação por curiosidade, e hoje almejo uma mudança de carreira. Comecei por conta própria com python, brincando de criar bots para telegram, até que resolvi levar o estudo mais a sério e comecei os cursos aqui na Alura.

Aprendi boas práticas e algumas tecnicas mais avançadas do python, até que resolvi aprender o framework django. Foi ai que percebi a necessidade de aprender também CSS, HTML e javascript. Agora que eu completei os cursos relativos a essas areas estou um pouco "perdido", sem saber o que fazer.

Devo aprender ferramentas mais avançadas de front-end? Ou foco em outras linguagens? que conhecimentos mais básicos também são importantes para o programador? além disso quando é o momento ideal para se aprender metodos e ferramentas para a distribuição das aplicações que estou desenvolvendo (como hospedagem, versionamento...) quais são os cursos indicados para isso.

Enfim ficou grande o texto, mas qualquer conselho sobre estes questionamentos seria de grande ajuda.

8 respostas
solução!

Não sei se entendi bem a sua pergunta mas la vai. Cara na minha opinião ,que não é grande coisa, acho que a sua primeira questão é oque você quer fazer, é que basicamente você pode escolher muitas areas que vão dizer oque voce "deveria" estudar. Por exemplo voce curtiu HTML, CSS JAVASCRIPT? Se sim acho q o front é realmente a sua area então recomento vc ver os cursos de HTTP e HTTP2 Jquery, SASS e LESS que são pre-processadores CSS, os frameworks MVC tambem seriam bacanas Estude ANGULAR ou REACT que são os da moda, e depois ve algumas coisas da linha de performance como o GULP e o GRUNT pra lapidar seus conhecimentos. Agora se Voce gostou mais da parte de desenvolvimento no Phyton, ai sugiro você focar no Back-End então aprenda Orientação a Objeto e outros paradigmas que são bacanas pra programação em si. Recomendo escolher mais uma linguagem pra abrir aumentar o seu leque de conhecimentos Ruby ou PHP(existe muito mimimi sobre PHP mas eu gosto bastante). Padrões de projeto são fundamentais. E só por curiosidade veja o curso de Cloujure que é bacana.

Como hoje em dia em geral todos os profissionais tendem a ser versáteis, estude mais a parte que voce mais gosta e se identifica e depois ve oque precisar ou achar legal de outra area.

Espero ter ajudado e desculpa o texto gigante. Se quiser manda uma msg que eu te passo meu contato e agente se fala por algum chat. Longe de eu ser um coaching ou ter propriedade pra falar, mas vai ser um prazer ajudar no que eu puder mano o/ abraço

Opa Rubens, tudo bem?

Então, não sei mesmo qual área é melhor pra mim, o que eu tenho curtido mesmo é botar a mão na massa em alguns projetos pessoais, e isso me diverte independente de estar no front ou no back end. Decidi por dar uma olhada em ruby pra entender Rails agora, e também to aprendendo a mexer com linux, montei uma máquina virtual aqui.

Muito obrigado pela ajuda, o texto não ta grande não, na verdade prefiro mensagens com conteúdo. Abraços!

Que tal se arriscar com PHP já que você gosta de novidades?

Depois de aprender o básico da linguagem, você pode partir para um framework dela.

O bom do PHP é também seu lado negro: ela tem poucas amarrações ( menos do que Java ) dando muita liberdade ao desenvolvedor.

Acho que muito como Python.

Por isso tantos iniciantes a escolhem. Mas essa liberdade requer tambem RESPONSABILIDADE.

eu tenho curiosidades em aprender php, vários projetos de sucesso foram feitos nela, e tem muito mercado. Mas também vejo que a linguagem tem muita má fama, e que no momento está em decadência. Acho que vou dar uma olhada no ruby primeiro

Acredito que possa reforçar o currículo com alguns cursos básicos como o pacote office, linha de comando, GitHub, personal branding, linkedIn, etc...

Se pretender seguir como Full Stack pode reforçar UX e design, DBA, e padrões de linguagem.

Obrigado Samir, excelentes dicas

Phellipe, você sofre do mesmo mal que eu... gosta de tecnologia em geral, desde hardware até IA kkk. Cara, sugiro que você tente montar seus conhecimentos pensando de forma simples, independente de linguagem e plataforma, pense no que você precisa saber para construir um projeto do 0% ao 100%, seja Java, Ruby, PHP, não importa... você parece ter perfil de dev Fullstack. Mas depois que você juntar todas as peças que te permitam construi um projeto completo, veja onde você tem mais fluência e dê mais foco nesse pedaço, eu sou fullstack, crio projetos inteiros, da modelagem e requisitos ao deployment, gosto muito de front-end, UI, design, etc, mas eu faço chover mesmo é no backend. Saca? Mesmo que você goste de tudo e saiba fazer de tudo um pouco, sinta onde você voa mais! E tenta definir uma plataforma base para seus estudos, tenta não ficar trocando tanto de plataforma neste momento. Depois que você se encontrar dentro das possibilidades todas aí pode começar a brincar com linguagens, plataformas e ferramentas diferentes. Tem coisas que é como perguntar pra alguém que ainda tá no Hello World de Java se ele prefere codar no Eclipse ou no Netbeans... cada pergunta tem seu tempo pra ser respondida, acalma essa mente ae hahaha abraço e espero ter ajudado!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software