Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Provisionando Python3 em box do Windows

Olá, pessoas! Estou tentando, incansavelmente, criar uma máquina virtual com sistema operacional Windows 10 e com alguns programas já instalados como Python3 e Pip. O que eu consegui até agora foi criar um box com Windows e 'sincronizar' uma pasta específica. Entretanto, não estou conseguindo, de jeito nenhum, instalar o Python nessa Vm. Alguém poderia me ajudar?O que eu estou querendo é possível de fazer?

Obs: Eu escrevi um aplicativo (Python + Kivy), usando o sistema operacional Linux (Ubuntu), e gostaria de criar um executável para Windows usando o Pyinstaller. No Linux, tudo funciona lindamente, mas não consigo criar um ambiente Windows para criar esse '.exe'.

4 respostas

Olá Israel, tudo bem? Não entendi muito seu problema, poderia nos explicar melhor? Veja bem, você tem um "aplicativo (Python + Kivy)" que você desenvolveu no Linux correto? E agora você quer criar um '.exe' para esse "aplicativo" funcionar em um ambiente Windows é isso? Fiquei confuso quando você falou que criou um "box com Windows", como assim? Você criou uma VM com Linux (Ubuntu) no Windows usando o Vagrant, ou uma VM Windows mesmo, não entendi muito bem. Pode explicar melhor, para que agente possa ti responder da melhor forma possível.

Então, Jonilson... Desculpa a enrolação...rsrs... Tentarei ser mais claro. Estou usando o sistema operacional Linux e, nele, criei um "aplicativo" usando Python3 e Kivy. Daí, pelo que eu entendi, para criar um executável que rode no Linux eu tenho que usar o Pyinstaller dentro do sistema operacional Linux e, para que o executável rode no Windows, eu deveria estar dentro do Windows. Correto? Acho que sim...rsrs Pois bem, a minha ideia é criar uma máquina virtual, por meio do Vagrant, que tenha as seguintes configurações mínimas:

  • Sistema operacional: Windows;
  • Programas: Pyinstaller;
  • Pasta compartilhada: Diretório que contenha aplicativo.py

Se eu conseguir criar um ambiente com essa configuração eu conseguiria rodar o Pyinstaller, dentro do Windows, e criar um executável do meu aplicativo para Windows. Eu já consegui:

  • Criar e rodar esse ambiente com o Windows
  • Compartilhar a pasta (Synced_folder - do curso/Documentação Vagrant) com os arquivos que preciso.

O meu problema é escrever um código, no Vagrant, que instale o Pyinstaller e me permita seguir com meu plano.

Obs: Eu não consigo instalar nada na máquina virtual do windows porque é tudo pela linha de comando (Prompt ou cmd), claro. Eu não sei nem instalar, por exemplo o pip, que já me ajudaria bastante.

Espero que não tenha enrolado dessa vez... Rsrs Desde já, agradeço a paciência.

solução!

Opa! Acho que resolvi o meu problema! Não foi do jeito que eu gostaria, mas acho que resolvi.

Eu simplesmente encontrei um "box" no vagrant cloud que já instalava o Windows com o python e o pip. Tendo os dois (principalmente o pip) eu consigo instalar o Pyinstaller.

De qualquer forma, agradeço a paciência!

Obs: Não é a primeira vez que abro um tópico e eu mesmo resolvo...Rsrsr... Desculpa por isso.

Tudo bem, o legal é que você mesmo está conseguindo obter mais conhecimento, resolvendo e também recebendo alternativas dos outros alunos, moderadores e instrutores, continue assim e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software