2
respostas

Provider para aplicações de grande porte

Hoje na comunidade Flutter o assunto mais falado é gerência de estado, e muito se fala que o Provider só deve ser utilizado em projetos pequenos com até dois componentes, essa informação é verdadeira? Digamos que eu tenha um projeto de rede social, aonde temos as classes Usuario, Postagem, Grupos, Eventos, Notícias. Nesse ambiente é indicado utilizar o Provider?

2 respostas

Oi Fabricio, tudo bem? :)

Então, realmente o gerenciamento de estados é um tema bastante polêmico. A pópria documentação do flutter diz o seguinte sobre estados:

A gestão do estado é um tema complexo. Se você acha que algumas de suas perguntas não foram respondidas ou que a abordagem descrita nessas páginas não é viável para seus casos de uso, provavelmente você está certo.

O que particularmente eu gosto de fazer é ver o que eu me sinto confortável e entendo plenamente como funciona para criar meus aplicativos (independentemente do tamanho deles). Block, mobx, getx e afins são bem legais, mas, de nada vão adiantar se a complexidade deles se tornar uma barreira no desenvolvimento da aplicação. Não existe melhor ou pior, varia de acordo com a sua demanda e com o que você se sente confortável em utilizar. Particularmente desenvolvi bastante utilizando o Provider por ser a forma mais simples de gerência de estados de acordo com a documentação do Flutter. Lembre-se, simples não significa ruim ou não escalável.

Obrigado pela colocação.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software