1
resposta

Proto-personinha deve se alinhar ao objetivo da empresa?

Oi!

Para o exemplo da Proto-Personinha foi dito algo mais relacionado ao objetivo da Tripideias “Marcela é uma contadora que precisa de trabalhos freelancers e quer que a experiência seja descomplicada porque ela valoriza a **agilidade de tempo.**”

No final da minha, escrevi: "[...] que a experiência seja agradável porque ela valoriza um atendimento personalizado.". No caso, precisa estar necessariamente alinhado ao objetivo da empresa? Ou pode ser outra ideia também?

Obrigada.

1 resposta

Olá, Bianca. Tudo bem com você?

A sua pergunta é muito relevante! No UX Design, a proto-persona é uma ferramenta para entender melhor o perfil de pessoa que desejamos atender. A ideia é realmente focar nas necessidades do usuário e como ele gostaria que a experiência fosse. Então, ao dizer que a experiência deve ser "agradável" e que a persona valoriza um "atendimento personalizado", você está alinhando a necessidade do usuário com a experiência que ele deseja ter.

No entanto, é importante lembrar que essas necessidades e desejos do usuário devem, de alguma forma, se alinhar com o objetivo da empresa. Afinal, a empresa quer oferecer um produto ou serviço que atenda às necessidades e desejos de seus usuários. Portanto, se a empresa tem como objetivo oferecer um serviço rápido e eficiente, a persona criada deve refletir isso.

Por exemplo, se a empresa é um aplicativo de entrega de comida, uma proto-persona pode ser: "João é um engenheiro que precisa de refeições rápidas e quer que a experiência seja rápida porque ele valoriza o tempo". Aqui, a necessidade do usuário (refeições rápidas) e como ele quer que a experiência seja (rápida) estão alinhados com o objetivo da empresa (entregar comida de forma rápida).

Qualquer dúvida estou à disposição.

Até mais e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!