0
respostas

Proto-Persona para realizar o mapa de jornada do usuário

Lendo o artigo disponibilizado sobre o mapa de jornada de usuário, é falado que o mesmo pode ser utilizado tanto para verificar como está sendo todo o processo de uso do usuário para com o produto/site.

No curso é traçado uma linearidade desde elaborar um cenário com a persona, visualizar esse cenário com o storyboard e de aprofundar os questionamentos já existentes com o diário de uso, mas desde o início foi tudo baseado a partir de uma persona, com questões e problemáticas mais acentuadas.

Minha dúvida é se todo o processo, do cenário ao mapa de jornada, pode ser feito a partir de uma proto-persona para elaborar a interface de um site do zero, por exemplo, em que o projeto está em fase inicial e o objetivo é atingir um público geral em potencial. Pergunto isso pois ainda não haveria infraestrutura, meios de realizar entrevistas mais complexas, ou até mesmo de realizar um diário de uso, já que o site sequer está pronto.

Ou mesmo em um projeto inicial recomenda-se a realização de entrevista com usuário, por mais simples que seja para que tenha uma base um pouco mais concreta que uma proto-persona.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software