Fiquei com uma dúvida com relação as propriedades de retorno, onde devo consultá-las ?
Existe algum lugar no inspecionar do navegador que mostra essas duas propriedades para que eu saiba exatamente como fazer na automação ?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Fiquei com uma dúvida com relação as propriedades de retorno, onde devo consultá-las ?
Existe algum lugar no inspecionar do navegador que mostra essas duas propriedades para que eu saiba exatamente como fazer na automação ?
Olá, Renato.
Tudo bem?
Para consultar as propriedades de retorno em uma resposta de API, você pode usar o próprio console do navegador. Aqui está um passo a passo de como fazer isso:
Abra o DevTools do Navegador: No Chrome, você pode fazer isso clicando com o botão direito na página e selecionando "Inspecionar" ou pressionando Ctrl+Shift+I (Windows/Linux) ou Cmd+Opt+I (Mac).
Acesse a Aba "Network": Essa aba permite que você veja todas as requisições de rede feitas pela página.
Faça a Requisição: Realize a ação na página que dispara a requisição que você quer inspecionar. Por exemplo, se você está testando uma API, faça a chamada da API.
Encontre a Requisição: Na aba "Network", você verá uma lista de requisições. Encontre a que você deseja inspecionar. Você pode usar o filtro ou procurar pelo nome da URL.
Inspecione a Resposta: Clique na requisição e vá até a aba "Response". Aqui você verá o corpo da resposta da API, onde poderá inspecionar todas as propriedades retornadas.
No caso específico do código que você postou, você está verificando a propriedade perfil dentro do res.body. Para saber exatamente quais propriedades estão disponíveis, você pode seguir os passos acima e ver a estrutura completa do objeto retornado.
Além disso, você pode usar o Cypress para fazer logs das respostas e inspecionar diretamente no console do Cypress:
cy.request({
method: 'GET',
url: 'https://adopet-api-i8qu.onrender.com/adotante/perfil/0d...',
headers: { authorization }
}).then((res) => {
console.log(res.body); // Isso vai logar a resposta no console do Cypress
expect(res.status).to.be.equal(200);
expect(res.body).is.not.empty;
expect(res.body).to.have.property('perfil');
expect(res.body.perfil.nome).to.be.equal('camila');
});
Espero ter ajudado. Qualquer dúvida manda aqui. Bons estudos.