Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

propriedade id e class

Ainda não entendi a diferença das duas, se a class é melhor porque você pode repetir, qual a vantagem de uda o id?

3 respostas
solução!

Olá,

o id serve para identificar unicamente um objeto. Isso significa que ao selecionar alguém pelo id, você tem certeza que só estará selecionando aquele elemento.

Além disso, no .css, os seletores por id tem mais prioridade do que os demais ao aplicar o style. Assim você pode aplicar um estilo a uma classe, mas sobrescrever para um objeto em específico com id.

Abraços, Victor.

O Victor já explicou bem , mas eu vou complementar a resposta, prefira utilizar classes ao invés de id para estilizar. Mas a sim situações em que o id é necessário.

Uma coisa legal que eu recomendo experimentar é o dia que for fazer uma landing page, colocque no seu menu, nas tags de link "a" o "href" começando com "#" e então nas suas seções coloque o id a com o mesmo nome do href.

Por exemplo se no seu menu: href="#contato" E então na secao de contato la embaixo coloque na secao (que pode ser feita com section ou div, eu prefiro section), o id: id="contato", e vai ver que ao clicar no menu la encima a pagina já pula praquela área do site.

Depois com Javascript ou Jquery você consegue fazer um scroll suave bonitão.

class pode ser usada em mais de uma tag, div, .. enquanto o id so pode ser usado um vez, e elas sao chamadas de forma diferente no class e ponto e o nome da classe exemmplo. class=".cabecalho" no id se utiliza um # no lugar do ponto, mais ou menos isso espero ter ajudado

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software