1
resposta

propriedade controller e sua referência TextEditingController

Flutter: Modulo 3 aula 6

Esta aula está absurdamente confusa pra mim. não compreendi nada de como funciona essa propriedade controller e o que precisa ser feito para que ela funcione. Quero entender a lógica da coisa mesmo, não só copiar o código. Pesquisei pra ver se encontrava alguma aula sobre o assunto mais detalhado e mais mastigado mesmo, mas não encontrei. Se puderem me explicar o fluxo lógico dessa propriedade (com os seus porquês) ou alguma aula a respeito, fico muito grata.

1 resposta

Olá, estudante!

Entendo que a propriedade controller e a referência TextEditingController podem ser um pouco confusas no início, mas vou tentar explicar de forma clara para você.

A propriedade controller é usada para controlar e manipular o conteúdo de um campo de texto em Flutter. Ela permite que você tenha acesso ao texto inserido pelo usuário e também permite que você altere esse texto programaticamente.

A referência TextEditingController é uma classe que implementa a propriedade controller. Ela possui métodos e propriedades que permitem a manipulação do texto do campo de texto.

Para utilizar a propriedade controller, você precisa seguir alguns passos:

1. Primeiro, você precisa criar uma instância da classe TextEditingController, geralmente no início do seu widget:
TextEditingController _controller = TextEditingController();
  1. Em seguida, você precisa associar essa instância ao campo de texto que você deseja controlar. Isso pode ser feito através da propriedade controller do campo de texto:
TextField(
  controller: _controller,
  // outros atributos...
)

A partir desse momento, você pode acessar o texto inserido pelo usuário através da propriedade text do TextEditingController:

String textoInserido = _controller.text;

Você também pode alterar o texto do campo de texto programaticamente, atribuindo um novo valor à propriedade text:

_controller.text = "Novo texto";

Espero que essa explicação tenha sido útil para você entender melhor como funciona a propriedade controller e a referência TextEditingController. Se tiver mais alguma dúvida, estou à disposição para ajudar.

Espero ter ajudado e bons estudos!