Carolina,
Entendo perfeitamente seu problema porque em quase toda a minha carreira corporativa, trabalhei em negócios b2b e realmente é desafiador.
Como eu faço nessas situações:
Pesquisa com concorrentes: cliente oculto. Fazemos contato com as empresas pedindo uma cotação a partir de uma narrativa similar ao contexto em que há a concorrência. Assim, avaliamos tempo para resposta, comunicação/profissionalismo do comercial , consistência da resposta, mix de marketing, etc. Sempre elegemos diferentes critérios para ter uma base de comparação e montar uma curva de valor (você pode ver um exemplo de curva de valor no meu curso sobre o lançamento de produtos digitais aqui na plataforma).
Sobre a pesquisa com usuários, você pode selecionar um grupo de clientes atuais que correspondam ao seu perfil de cliente ideal e aplicar a pesquisa com eles. Isso vai ajudar você a compreender melhor. Se a pesquisa for online, você pode enviar para toda a base porque nem todo mundo vai responder. Ser um super nicho é ótimo! Quanto mais ampla a oferta, mais desafiador é traçar um perfil.
Ajudei?
Se precisar de alguma orientação mais específica, pode chamar!
Abraço,
Aline