1
resposta

[PROPOSTA DE SOLUÇÃO] Desafio orientação a Objetos em Java

//  01.Crie uma classe Pessoa com um método que exibe "Olá, mundo!" no console.
public class Pessoa {

    void exibirMensagem() {
        System.out.println("Olá, Mundo!");
    }

    public static void main(String[] args) {
        Pessoa pessoa = new Pessoa();
        pessoa.exibirMensagem();
    }
    
}
// 02.Crie uma classe Calculadora com um método que recebe um número como parâmetro e retorna o dobro desse número.
public class Calculadora {
    int numero;
    double dobroDoNumero(int numero){
        return numero * 2;
    }
    public static void main(String[] args) {
        Calculadora calculadora = new Calculadora();
        System.out.println(calculadora.dobroDoNumero(10));
    }
}
//03.Crie uma classe Musica com atributos titulo, artista, anoLancamento, avaliacao e numAvaliacoes, e métodos para exibir a ficha técnica, avaliar a música e calcular a média de avaliações.

public class Musica {
    String titulo;
    String artista;
    int anoDelancamento;
    double avaliacao;
    int numAvaliacoes;

    // método para exibir a ficha técnica
    void exibirFichaTecnica () {
        System.out.println("-- FICHA TÉCNICA --");
        System.out.println("Titulo: " +titulo);
        System.out.println("Artista: " +artista);
        System.out.println("Ano de lançamento: " +anoDelancamento);
        System.out.println("total de pontos em avaliações: " +avaliacao);
        System.out.println("Número de avaliações: " +numAvaliacoes);
}
    // metodo avaliar a música
    void avaliar (double nota) {
        avaliacao += nota;
        numAvaliacoes++;
    }

    // metodo alcular a média de avaliações
    double mediaAvalicao() {
        return  avaliacao / numAvaliacoes;

    }

    public static void main(String[] args) {
        Musica musica = new Musica();
        musica.titulo = "Electric Feel";
        musica.artista = "MGMT";
        musica.anoDelancamento = 2007;
        musica.avaliar(7.5);
        musica.avaliar(6.0);
        musica.avaliar(8.7);

        musica.exibirFichaTecnica();
        System.out.println("Média das avaliações: " + musica.mediaAvalicao());;
    }
}
// Crie uma classe Carro com atributos modelo, ano, cor e métodos para exibir a ficha técnica e calcular a idade do carro.

public class Carro {
    String modelo;
    int ano;
    String cor;

    void exibirFichaTecnica () {
        System.out.println("-- FICHA TÉCNICA --");
        System.out.println("Modelo: " + modelo);
        System.out.println("Ano: " + ano);
        System.out.println("Cor: " + cor);
    }
    int idadeDoCarro(){
        int dataAtual = 2025;
        return dataAtual - ano;
    }

    public static void main(String[] args) {
        Carro carro = new Carro();
        carro.modelo = "Toyota Supra";
        carro.cor = "Azul metálico";
        carro.ano = 1998;

        carro.exibirFichaTecnica();
        System.out.println("Idade: " + carro.idadeDoCarro());
    }
}
// 05. Crie uma classe Aluno com atributos nome, idade, e um metodo para exibir informações. Crie uma instância da classe Aluno, atribua valores aos seus atributos e utilize o metodo para exibir as informações.
public class Aluno {
    String nome;
    int idade;

    void exibirInformacoes(){
        System.out.println("Aluno: " + nome + ", " + idade + " anos.");
    }

    public static void main(String[] args) {
        Aluno aluno = new Aluno();
        aluno.nome = "Bruna";
        aluno.idade = 22;
        aluno.exibirInformacoes();
    }
}
1 resposta

Olá Márcio! Tudo certo?

Analisando seus códigos, posso dizer que você fez um excelente trabalho. Todos os códigos estão corretos e seguem as instruções do desafio.

Então, continue com o bom trabalho e não hesite em pedir ajuda sempre que precisar.

Bons estudos!