Pergunta: Vamos mapear seu processo criativo? Tente identificar o momento de cada etapa, quando e quanto você investe em coletar e analisar o material que possui, quando se dedica a ter um tempo de incubação, se você anota seus insights e depois os compara com o problema que desencadeou o processo.
Resposta (com base na atividade que eu realizo no meu trabalho - Análise de Qualidade):
- Coleta do material: Leitura de alinhamentos, artigos, análises anteriores, discussões com o time e verificação dos cenários apresentados pelos clientes;
- Incubação: Quando eu não consigo achar uma solução para a situação, eu pulo ela e sigo com outra análise. Neste momento, meu cérebro descansa e consegue fazer novas conexões a partir de um novo cenário;
- Insights: Ao ler um artigo ou alinhamentos, começam as ideias de sugestões de melhorias nos processos mencionados;
- Verificação: Será que esse ajuste é necessário? Ele realmente pode ajudar no dia a dia ou é uma atividade mais complexa? A ideia permite uma agilidade maior?