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[Proposta de Atividade] 04 Mão na massa: dê um feedback!

Contexto: Apresentação em sala de aula, dia 10/05/2024, ao colega. Local da conversa: WhatsApp (por áudio), dia 13/05/2024, foi realizado pela manhã. Tom de voz: Baixo, fala espaçada e tranquila. Feedback: Na primeira apresentação que fizemos na sexta-feira, você não chegou no horário que foi estabelecido e gerou atraso na apresentação do grupo, diminuindo o nosso tempo disponibilizado. Com isso, seria interessante se você pudesse nos informar com antecedência, caso venha ter algum atraso, para que possamos ajustar o horário da segunda apresentação de modo que façamos a apresentação no tempo total disponibilizado, apresentando todo o conteúdo que o grupo estudou, sem cortes.

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Olá, Gabriel! Tudo bem?

Parece que você já está bem encaminhado no exercício de dar um feedback efetivo, utilizando o modelo de situação, contexto e impacto. Vamos aprimorar um pouco mais com base nas orientações da atividade.

  1. Situação: Você já identificou a situação ao mencionar o atraso na apresentação. Para deixar ainda mais claro, você poderia detalhar um pouco mais sobre como esse atraso afetou o início da apresentação, por exemplo, mencionando a hora programada e a hora real de início.

  2. Contexto: Você mencionou que o feedback foi dado via áudio no WhatsApp. Isso é ótimo, pois mostra que você planejou a comunicação. No entanto, para o exercício, seria interessante refletir se essa foi a melhor escolha para o tipo de feedback que precisava ser dado. Será que uma conversa pessoal não seria mais adequada para garantir que a mensagem foi entendida claramente?

  3. Impacto: Você mencionou o impacto do atraso na apresentação do grupo, o que é essencial. Para reforçar, você poderia explorar mais sobre como esse atraso afetou a percepção do grupo perante a audiência ou os avaliadores, se aplicável.

  4. Tom de voz: Você já está atento ao seu tom de voz, o que é muito importante. Certifique-se de manter a calma e a objetividade durante a conversa para que o feedback seja construtivo.

  5. Reflexão: Após dar o feedback, reserve um momento para refletir sobre como a conversa foi recebida. Pense em como você se sentiu ao dar o feedback e como a outra pessoa reagiu. Isso pode te ajudar a ajustar sua abordagem em futuras situações.

  6. Dificuldades: Identifique quais aspectos do processo foram mais desafiadores para você. Foi a escolha das palavras, o medo de como a outra pessoa receberia o feedback, ou algo diferente? Reconhecer essas dificuldades pode ajudá-lo a melhorar suas habilidades de dar feedback.

Ao seguir esses passos, você estará não apenas cumprindo a tarefa, mas também aprimorando sua habilidade de comunicação de uma maneira que seja respeitosa e eficaz.

Bons estudos!

Importante que o feedback seja dado por uma pessoas que realmente tenha anteriormente criando uma relação de conexão com o colaborador anteriormente.

Oi, Leonardo! Espero que esteja bem.

Acredito que nem sempre vamos ter uma conexão com a pessoa, uma vez que o feedback é uma informação e dele teremos que extrair a mensagem principal. Porém, entendo que conhecer quem receberá o feedback gera maior segurança ao precisar repassar as observações realizadas. Por outro lado, tenho aprendido a importância de ensinar e aprender a lidar com os gatilhos que podem ser gerados com o feedback. Você lembra deles? (Verdade, relacionamento e identidade). Bons estudos e sucesso!