O que seria o problema direto, indireto ou fora do controle? Eu não entendi muito bom o significado com as duas primeiras aulas do módulo dois. Poderiam me ajudar? Por favor.
O que seria o problema direto, indireto ou fora do controle? Eu não entendi muito bom o significado com as duas primeiras aulas do módulo dois. Poderiam me ajudar? Por favor.
Olá, Gabriel! Como você está?
Problemas diretos são aqueles sobre os quais você tem controle total ou parcial e pode agir diretamente para resolvê-los. Problemas indiretos são aqueles que você não pode controlar diretamente, mas pode influenciar de forma indireta. Já problemas fora de controle são situações que estão totalmente além da sua capacidade de influência ou controle.
Imagine que você está em um time de futebol. Um problema direto seria se o goleiro está com dificuldades em defender os chutes – você pode treinar com ele diretamente para melhorar. Um problema indireto seria o time adversário ter um atacante muito rápido – você não pode mudar isso diretamente, mas pode adaptar sua estratégia para lidar com ele. Já um problema fora de controle seria o clima ruim no dia do jogo – isso não está nas suas mãos, e você só pode se preparar da melhor forma possível.
Assim, identifique em qual categoria se encaixa o problema que você escolheu e pense no primeiro passo prático que você pode dar para resolver ou influenciar a situação.
Para a atividade, comece identificando em qual dessas categorias se encaixa o problema que você escolheu e determine um passo inicial que você pode dar para resolver ou influenciar a situação.
Continue se dedicando, e se precisar de mais ajuda, o fórum está à disposição!
Bons estudos, Gabriel!
Nathalia, obrigado pelo retorno! Desta forma, fiz as seguintes observações abaixo. Consegue verificar se consegui compreender a proposta da atividade? Por favor.
Problema que me chateia: 1 - Ausência de retorno sobre algumas dúvidas por parte da gestão (empresarial) / 2 - Ausência de uma comunicação assertiva em casa por parte da minha mãe (pessoal).
Problema 1: Indireto, podendo ser resolvido encaminhando lembretes para que a solicitação seja respondida / resolvida. Uma vez que, existe um canal para que os lembretes possam ser enviados.
Problema 2: Indireto, podendo ser resolvido aplicando os ensinamentos dos cursos de comunicação realizados. E através de uma postura menos reativa e mais proativa, procurando não se exaltar ou se isentar das próprias responsabilidades.
Oii, Gabriel!
Obrigada por retornar!
Isso mesmo! Ambas situações você mudou a estratégia para poder induzir ao outro que mude a "postura" para resolver os problemas em questão (resolvendo indiretamente).
Conte sempre com a Alura para se desenvolver!
Abraço!