Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

.Proposta de Ajuste na Arquitetura do Agente MD BANK

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Analisando o diagrama de fluxo em "Captura de pantalla 2026-06-24 a la(s) 15.48.03.png", fiquei com uma dúvida em relação à divisão de responsabilidades.

Pensando no pior cenário de acoplamento ou na evolução do sistema, fiquei me perguntando se a ferramenta (tools) "Conta?" não faria mais sentido rodar dentro do Agente de Cartão de Crédito, em vez de ficar no Roteador.

A minha visão (e me corrija se eu estiver errado) é que o Roteador poderia ter a responsabilidade única de identificar qual agente vai responder ao usuário, funcionando estritamente como um direcionador de fluxo.

Deixando a validação de conta com o Agente de Cartão de Crédito, ele ganharia mais autonomia para tomar decisões de negócio que dependem desse contexto, como por exemplo:

Regras de Desconto: Verificar se o cliente já é ativo para aplicar condições especiais;

Estratégias de Cross-selling: Identificar a falta de conta e oferecer a abertura em conjunto com o cartão;

Segmentação: Entender o perfil de engajamento para sugerir pacotes ou categorias de cartões específicos.

O que você acha dessa abordagem? Tem algum trade-off ou limitação técnica no roteador que me escapou e que justificaria centralizar essa consulta ali?

1 resposta

Oi, Sandro

ficou ótima sua sugestão!