Olá! Estou com uma dúvida a respeito da criação do pacote war. Ele serve para que se possa exportar o projeto em formato war (exportando junto as dependências inseridas no projeto) ou tem mais alguma função nessa criação?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Olá! Estou com uma dúvida a respeito da criação do pacote war. Ele serve para que se possa exportar o projeto em formato war (exportando junto as dependências inseridas no projeto) ou tem mais alguma função nessa criação?
O arquivo war contém um web application que pode ser implantado em qualquer contêiner servlet / jsp. O arquivo .war contém jsp, html, javascript e outros arquivos necessários para rodar a sua aplicação web. Um arquivo .war é um Web Application Archive que é executado dentro de um servidor de aplicação enquanto um .jar é o Java Application Archive que executa um aplicativo de desktop na máquina do usuário.

Mas faria diferença se, na hora da criação do Maven project, eu o criasse diretamente com a extensão .war, no Eclipse?
Em que momento você diz de criar diretamente no eclipse com extensão .war?
Quando é criado, no Eclipse, um new Maven Project > create a simple project. Na próxima janela tem vários campos (Group Id, Artifact Id, etc.), e entre esses tem um select "packing", que dá para optar entre jar, war e pom.