2
respostas

Propósito

Se eu estivesse no lugar de Lucas, começaria refletindo sobre as razões da minha desmotivação, questionando-me sobre o que exatamente está causando essa sensação, se é a rotina, o ambiente, a falta de desafios ou de reconhecimento. Também avaliaria o que antes me motivava e o que mudou desde então, além de identificar se há algo que posso modificar na minha abordagem ao trabalho para torná-lo mais interessante. Com base nisso, tomaria algumas ações para transformar essa realidade. Primeiramente, buscaria reencontrar o propósito do meu trabalho, relembrando o impacto que ele gera e como contribuo para algo maior. Também poderia estabelecer novos desafios, criando metas pessoais dentro da minha atuação, aprendendo novas habilidades ou me envolvendo em projetos diferentes para tornar a rotina mais estimulante. Outra estratégia seria modificar a forma como organizo meu dia a dia e desempenho minhas atividades, buscando trazer mais dinamismo e satisfação. Além disso, procuraria obter reconhecimento e feedback de colegas e líderes para entender melhor o impacto do meu trabalho e receber incentivos. Se possível, exploraria novas oportunidades dentro da mesma área, assumindo novas responsabilidades que pudessem renovar minha motivação. Paralelamente, cuidaria da minha saúde mental e física, investindo em atividades que reduzissem o estresse e garantissem equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Caso, mesmo após essas iniciativas, a desmotivação persistisse, consideraria avaliar se esse ambiente ainda é adequado para mim ou se seria necessário buscar novas oportunidades que me proporcionassem mais satisfação e realização.

2 respostas

Olá, Viviane. Tudo bem?

Obrigado por compartilhar suas reflexões e aprendizados aqui com a gente.

Ótima análise, principalmente quando você falou sobre a importância de reencontrar o propósito no trabalho e de buscar feedback para saber o impacto do seu trabalho. Essas ações podem realmente fazer a diferença na motivação.

Dica: Uma boa prática é organizar pequenos ciclos de feedback com seus líderes e colegas. Isso ajuda a manter o foco e a ajustar o caminho sempre que necessário. Lembre-se de que isso pode ser feito de forma simples, como uma conversa rápida, mas que traga clareza sobre seu desempenho.

Conte com o apoio do Fórum. Abraços e bons estudos.

Sua resposta é muito completa e reflete uma abordagem madura e cuidadosa para lidar com a desmotivação no trabalho. A forma como você destacou a importância da reflexão sobre as causas, bem como a busca por ações práticas, como estabelecer metas, explorar novas oportunidades e cuidar da saúde mental, mostra um planejamento bem estruturado e consciente. Além disso, gostei da maneira como você enfatizou a relevância de se conectar com o propósito e o impacto do trabalho, tornando-o mais significativo e satisfatório. Excelente análise