1
resposta

Prompt para rotina de estudos

atividade 1) Crie um prompt para organizar sua rotina de estudos na Alura, que considere suas áreas de interesse, outras atividades e diferentes estilos de estudo (assistir aulas, prática em projetos, exercícios, etc);

Meu prompt, utilizando a IA deepseek

Olá, Me ajude a organizar minha rotina de estudos na plataforma Alura. Vou te dar algumas dicas para ajudar no processo:

1. Preciso que essa rotina leve em consideração meus interesses por inteligência artificial, python e ciência de dados.
  2. Preciso que ela se encaixe juntamente com minhas outras atividades, trabalho 20h (segunda a sexta 2h pela manha e 2h pela noite) como personal trainer e as outras 20h sao dedicadas ao mestrado e a pesquisa (periodos da tarde e sempre home office).
  3. Tenho uma aula síncrona da alura na segunda as 18h e tenho que assistir aos outros conteúdos da imersão em IA da Santander em parceria com a alura.

Gostaria que você fizesse uma tabela com horarios de segunda a domingo. Divida os conteúdos, nos dias da semana e no sabado e domingo (1h a 2h por dia).
De sugestões do que estudar em qual dia.

1 resposta

Olá, Ana Karla!

Parabéns por concluir a atividade Aplicando técnicas de Prompt no cotidiano.

Sua proposta com o DeepSeek trouxe ótimos acertos de estruturação. O principal trunfo do seu texto foi o fornecimento detalhado de restrições e variáveis de contexto. Informar a carga horária exata do seu trabalho como Personal Trainer, os períodos de dedicação ao mestrado e o compromisso fixo da aula síncrona na segunda-feira dá ao modelo as amarras necessárias para não criar uma tabela irreal ou sobrecarregada. Exigir o formato de saída específico ("fizesse uma tabela com horários") também é uma excelente técnica para garantir uma visualização limpa e pronta para uso no dia a dia.

Na sua visão, pedir para a IA incluir pequenos intervalos de descanso programados dentro dessa tabela de horários deixaria o seu cronograma mais realista para conciliar com o cansaço do mestrado e do trabalho?

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!