1
resposta

Prompt organizacional

Prompt 1: Organização da Rotina de Estudos na Alura
"Quero que você me ajude a montar uma rotina de estudos personalizada para meus cursos na Alura. Minhas áreas de interesse são: [coloque aqui, ex: Front-end, UX Design, Data Science]. Minha disponibilidade semanal é de [ex: 2h por dia, de segunda a sexta, e 4h no sábado]. Prefiro estudar alternando entre assistir aulas, fazer anotações, praticar com projetos pequenos e resolver exercícios. Inclua também pausas estratégicas, tempo para revisão e simulação de provas ou quizzes. Considere que tenho outras atividades como [trabalho, faculdade, etc.], então preciso de um plano equilibrado e sustentável. Apresente a rotina em formato de cronograma semanal, com sugestões de blocos temáticos e distribuição de atividades. Além disso, sugira como posso acompanhar meu progresso usando o Trello para organizar tarefas, revisar pendências e manter motivação com checklists e metas semanais. Também quero dicas de produtividade e estratégias de foco para manter a consistência."

Prompt 2: Simulação de Entrevista Técnica
"Simule uma entrevista técnica comigo na área de tecnologia educacional. Quero que você atue como entrevistador experiente e me faça perguntas progressivamente mais difíceis, começando por conceitos básicos e chegando a perguntas práticas e de raciocínio lógico. Por exemplo, inclua perguntas sobre algoritmos, estrutura de dados, acessibilidade e Inteligência Artificia. Depois de cada resposta minha, me dê feedback imediato: diga se está certo, o que posso melhorar e como responder melhor numa entrevista real."

Prompt 3: Quiz Interativo de Revisão de Curso
"Crie um quiz interativo com 10 perguntas de múltipla escolha e de verdadeiro/falso baseado nos tópicos do curso Alura. Traga variações dos níveis de dificuldade e, após cada resposta, diga se está correta, explique por quê e sugira materiais complementares caso eu erre. Ao final do quiz, faça uma análise do meu desempenho com recomendações para reforçar meu aprendizado. Se possível, indique os temas que merecem revisão ou prática adicional."

1 resposta

Olá, Bruno!

Muito obrigado por compartilhar seus prompts! Eles ficaram excelentes.

É muito bom ver como você aplicou as técnicas do curso de forma tão completa e detalhada. Seus prompts não apenas pedem para a IA gerar conteúdo, mas também definem o contexto, o formato da resposta, a persona que a IA deve assumir e até a forma de feedback. Isso demonstra um domínio muito grande da engenharia de prompts.

O primeiro prompt, para a organização da rotina de estudos, é particularmente impressionante pela quantidade de variáveis e restrições que ele inclui. O segundo, de simulação de entrevista, é uma aplicação prática e muito útil. O terceiro, de quiz interativo, mostra um grande potencial para o uso educacional da IA.

Parabéns pelo trabalho. Continue explorando e criando prompts tão eficazes!