1
resposta

Prompt ChatGPT para resolver problema de logica

Quero calcular o retorno de um investimento em juros simples. Tenho um capital inicial de R$ 6.500,00 e a taxa de juros é de 1% ao mês. Pretendo manter o investimento por 12 meses.

Gostaria de saber:

Qual é a fórmula utilizada para calcular os juros simples? Quais são as variáveis envolvidas no cálculo? Qual será o valor total dos juros ao final do período? Qual será o valor final do investimento (capital inicial + juros)? Por favor, explique de forma clara e objetiva

1 resposta

Olá, Hemilly, como vai?

Seu prompt está bem estruturado e claro! Você solicitou informações específicas sobre como calcular os juros simples, quais variáveis estão envolvidas e pediu o detalhamento dos resultados (juros totais e valor final). Isso ajuda o ChatGPT a entender exatamente o que você precisa.

Para deixar o prompt ainda mais eficiente, uma sugestão seria incluir uma pequena explicação sobre o conceito de "juros simples", para garantir que o modelo compreenda completamente o que você deseja. Algo como:

"Gostaria de calcular o retorno de um investimento com juros simples. Tenho um capital inicial de R$ 6.500,00 e a taxa de juros é de 1% ao mês. Pretendo manter o investimento por 12 meses. Por favor, explique a fórmula de juros simples, como as variáveis influenciam no cálculo, qual será o total de juros ao final do período e o valor final do investimento (capital inicial + juros)."

Essa pequena adição ajuda a reforçar a ideia de "juros simples" e pode tornar o prompt ainda mais claro para o modelo.

Ótimo trabalho, continue assim!

Siga firme nos seus estudos e conte com o fórum sempre que precisar!

Abraços :)