1
resposta

Promovendo o diálogo

Quando há uma divergência de opiniões, acho importante reservar um tempo específico para ser tratado aquele assunto, em uma reunião, por exemplo. Um dos pontos importantes é deixar claro o assunto que será tratado ali, para que se mantenha o foco e para que o objetivo fique bem definido. Todos devem opinar, mesmo que seja para ter a oportunidade de dizer: eu acho que não é necessária nenhuma mudança no processo atual. O mediador da reunião deve estar com a mente aberta e pronto para incentivar cada um dos participantes a oferecer a sua ideia, sem julgamentos. Por mais que pareça algo inalcançável ou impossível de implementar. Após obter uma lista com as melhorias ou mudanças sugeridas, verificar se é possível unir uma ou mais ideias, ou se a partir dessa lista, alguma outra solução possível surja. É importante que todos possam opinar a cada fase de propostas, pois será algo que eles construirão em conjunto. Inicialmente, até mesmo aquele colaborador que achou que nada poderia/precisaria ser mudado, pode ter a oportunidade de mudar de ideia e votar na melhor proposta (ou reiterar sua opinião). Acredito que permitir essa exposição de ideias e sugestões e permitir que os próprios liderados possam opinar/votar sobre uma resolução, é muito importante. Pode-se sugerir, após a definição da mudança, um período de testes, para que se possa colocar em prática o que foi sugerido e verificar se realmente vai funcionar melhor. Obter o feedback durante esse período de testes é muito importante, pois, caso algo não ocorra como o previsto, ou se a proposta não surtiu o efeito desejado, pode-se "recalcular a rota". Agenda-se outra reunião, onde todos podem opinar sobre o que deu certo e o que não deu certo, para que, juntos, possam atingir a melhoria necessária.

O mais importante e desafiador, acredito que seja implementar um espaço de escuta ativa e de abertura para que o time possa sugerir mudanças/melhorias.

1 resposta

Olá, Erika!

Ótimas estratégias! Muito obrigada por compartilhar com a gente! É ótimo ver seu crescimento profissional ao longo dos cursos!

Bons estudos!