Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Projetos simultâneos

Como funciona um time que trabalha com SCRUM quando se trata de trabalhos paralelos? É permitido trabalhar com mais de um projeto e múltiplos clientes ao mesmo tempo? É normal, considerando que o time tenha capacidade técnica?

1 resposta
solução!

Olá Felipe,

No Scrum puro, o ideal é que cada time trabalhe com um projeto. Não tem problema ter múltiplos clientes em si no mesmo projeto, por conta de que você teria o P.O. até como centralizador desta parte de negócios. Mas geralmente no formato do Scrum cada projeto teria o seu Product Backlog e teriam as suas cerimônias e gerenciar tudo isso pode ser muito custoso em termos de tempo e esforço. Se ainda tudo for assíncrono piora ainda mais.

Neste cenário de múltiplos projetos mantidos por 1 time, indico você dar uma procurada em artigos sobre Fluxo Contínuo que começaram a serem divulgados recentemente dentro da comunidade ágil. Ele comenta sobre um case de sucesso em que um time conseguiu gerenciar justamente múltiplos projetos de diferentes clientes usando como base o processo Kanban.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software