1
resposta

Projetos reais com Angular 2

Professor, primeiramente parabéns pelo excelente curso. Realmente muito bom e importante para esmiuçar a estrutura do Angular, para depois usar o Angular CLI já entendo como funciona por debaixo dos panos.

Mas gostaria de saber sobre a utilização em projetos reais com o Angular. Quando é convêm e quando não é recomendado?

Confesso que estou estudando justamente para cair de cabeça no Ionic e desenvolver Apps móveis. Mas teria outras situações que eu poderia usar tranquilamente pra Web? Pois sites convencionais como um institucional, um blog, ou até uma loja virtual, creio que não é recomendado, certo?

1 resposta

Oi Fabrício. Em suma, vou tentar lançar uma luz sobre essa questão.

Single Page Applications (SPA) como Angular conseguiram penetrar fortemente nas empresas, inclusive a própria comunidade vem trabalhando para tornar a criação deste tipo de aplicação cada vez melhor. Digo, "cada vez melhor" porque o grau de complexidade de uma SPA e as zilhões de coisas que você deve tratar não são triviais. Frameworks como Angular trazem uma solução fechada para o problema das SPAs, algo que nem mesmo o Angular 1.X conseguiu fazer. Talvez seja por isso sua ascensão meteórica e sua adoção pelas empresas. Mas ele não esta sozinho, stacks construídas com React, Ember e Vue.js estão ai para competir.

No passado, eu diria para você que SPA's para um blog ou até mesmo um site de notícia lhe causaria mais problema do que ganho, porém, como disse antes, vários problemas de SPA's são endereçados pelo framework, seja questões de SEO (Angular Universal) e performance no tempo de carregamento (bundles e chuncks da sua aplicação.

Hoje, eu não penso em SPA para esse ou aquela aplicação, eu penso no seguinte: o desenvolvedor conseguirá criar uma SPA que funcione razoavelmente bem nas aplicações que deseja criar, seja um blog, um website ou site de notícias? Ele terá um ferramental para garantir a resiliência da sua app, visto que JavaScript não é tão resiliente quanto uma aplicação web tradicional de texto puro?

As SPAs já se consolidaram como soluções válidas para o mercado (vide a explosão).

Por fim, você deve ser perguntar sempre o que ganhará com uma SPA em vez de uma aplicação web tradicional. Terá mais trabalho? É fator decisivo no eu projeto? Ele pode fracassar?

Somando a tudo o que eu disse, ainda há a necessidade de um conhecimento mais refinado no design de API's, pois SPA's consomem API's (autenticação, autorização, expiração de token, trottle, etc, será uma API REST?, etc).

Resumo do resumo:

• você pode criar qualquer app em SPA, contanto que saiba o que esta fazendo e conheça os problemas que devem ser endereçados.
  • SPA traz um grau de complexidade maior para quem pensa na solução da aplicação de ponta a ponta.
  • o mercado tem uma "tara" hoje em dia com SPA.

Espero ter ajudado a iluminar essa questão.

Sucesso e bom estudo Fabrício.