2
respostas

Projetos Open Source e Comunidades

Olá! Hoje eu vim tirar uma dúvida que eu já ouvi de outros iniciantes de forma indireta, que é sobre os projetos Open Source e as Comunidades de desenvolvedores.

Muito se fala que para quem está começando é bom participar de projetos Open Souce e procurar realizar projetos próprios. Porém muitos iniciantes como eu, não sabem onde enconcontrar tais projetos e nem como começar a trabalhar com eles. Além de que falam que é sempre bom estar engajado na comunidade.

Mas para ambos os casos, pelo menos para mim, não é tão fácil de encontrar. Eu por mais que tente desenvolver projetos próprios gostaria de trabalhar em algo Open Source para construir reputação como muito falam.

Eu gostaria de uma ajuda para achar e comunidades (no meu caso de Front-End). Além disso se possível algumas dicas, e praticas para Iniciantes que querem crescer e participar do mercado.

2 respostas

Oi José,

Acho que uma boa forma de participar de projetos open-source é tentar contribuir nos que você usa, como se fosse um retorno para a pessoa que criou.

Por ser de front-end, imagino que você utilize Bootstrap. Bem, ele é um projeto open-source, e neste link você tem acesso ao código. Por ser da área de seu interesse, você pode começar a estudar o código deles, e caso veja alguma melhoria que pode ser feita, contribuir.

Claro que em projetos grandes como o Bootstrap fica mais difícil. Porém, as vezes usamos pequenas ferramentas que têm poucas pessoas contribuindo. Estudando o código delas, aprendemos mais sobre como funciona, além de abrir a oportunidade que eu falei antes de contribuir com uma melhoria.

Devem existir outras maneiras, porém espero ter dado uma ideia :)

Gostei muito da ideia! Vou dar uma olhada. Mas ainda quero ver o que outras pessoas tem a dizer sobre! Mesmo assim Obrigado Silvio.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software