Solucionado (ver solução)

Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Projetos Cowork - Múltiplas conversas ou poucas estruturadas?

Pessoal,

Em meus projetos Cowork costumo abrir uma conversa toda vez que inicio uma sessão, não tenho uma regra, apenas inicio o prompt tentando resgatar fragmentos de contextos já exploradas antes. Existe uma forma ideal para criação de conversas?

2 respostas
solução!

Oii, Bruno! Tudo bem?

Não existe uma regra única, mas há um critério que costuma funcionar bem: abra uma conversa por objetivo ou entregável, e não por sessão de trabalho. Conversas muito longas acumulam ruído e diluem o foco, enquanto conversas novas demais fazem você repetir contexto o tempo todo.

A dica aqui é usar o próprio projeto como memória: mantenha um arquivo de contexto (algo como um BRIEFING.md ou CONTEXTO.md) com o objetivo, as decisões já tomadas, o vocabulário do projeto e o estado atual. Ao iniciar uma conversa nova, peça para o Cowork ler esse arquivo antes de qualquer coisa e, ao encerrar, peça para atualizá-lo com o que mudou. Assim o contexto deixa de viver na conversa e passa a viver no projeto, o que torna o resgate de fragmentos desnecessário.

E você, Bruno, como costuma decidir que uma conversa chegou ao fim: pelo tamanho dela ou pela mudança de assunto? Compartilha com a gente aqui no fórum, isso ajuda bastante quem também está estruturando seus projetos.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Oi, Lorena!
Eu não tenho uma regra, abro uma nova conversa sempre que preciso interagir com o Claude.
Aprendi no curso sobre o arquivo Contexto.md e agora que explorar melhor conversas por entrega e atualização deste arquivo.
É um desafio para mim que trabalha com projetos.