Boa noite! Eu estou começando trabalhar com o AWS e gostaria de saber como vocês separam recursos de diferentes clientes para dar acesso e cobrar?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Boa noite! Eu estou começando trabalhar com o AWS e gostaria de saber como vocês separam recursos de diferentes clientes para dar acesso e cobrar?
Olá Ricardo, tudo bem? Eu não entendi muito bem, como é feita essa divisão, você poderia explicar melhor? Se você tiver apenas 1 S3 e deseja que seus clientes utilizem os dados apenas desse S3, você poderia criar usuários diferentes para cada pasta do seu S3 onde o usuário só possa acessar aquela pasta, já quando a cobrança, não sei bem como seria isso, até porque as métricas são feitas monitorados quanto ao S3 total, não vejo como medir acesso a cada pasta ou algo do tipo. Mas você poderia explicar melhor, assim podemos te dar uma resposta mais assertiva.
Fico aguardando retorno!
Boa noite! Eu vou fornecer soluções AWS para o cliente e muitas vezes eles utilizarão diferentes recursos do S3 e EC2, por exemplo e preciso no final do mês fazer um levantamento do consumo e cobrar dele. Existe alguma forma de separar os recursos do cliente em um grupo no AWS, onde na hora de faturar fique mais fácil de eu saber o que foi utilizado por ele?
Eu desconheço se existe essa possibilidade, já que idealmente o cliente já é você então a AWS consegue fornecer dados e métricas sobre tudo o que você faz na nuvem da AWS, agora segregar os recursos que você está utilizando para os seus clientes, isso meio de saiu do foco, o melhor seria ter outra conta na AWS.
Espero ter ajudado!
Boa noite! Obrigado por responder eu verifiquei que a melhor forma de fazer isso é criando uma conta separada para cada cliente e para isso eu preciso de um distribuidor para não criar uma conta direto para o cliente.