Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
6
respostas

Projetos

Professor(a),

Minha faculdade tem como provas finais de cada bloco a realização de projetos em determinada disciplina, com o objetivo de implementá-los no portfólio do aluno. Geralmente são projetos complexos, com o uso de ferramentas e frameworks associados à linguagem de programação. Eu estou incluindo meus projetos no site GitHub, pois esse website servirá de portfólio para mim. Quando eu incluir esses projetos no currículo, é válido eu escrever uma descrição detalhada das funções dele, atribuo o link do GitHub ao respectivo projeto? O que eu faço?

Um exemplo do que estou fazendo:

AppBanco abr de 2019 – set de 2019

Descrição do projeto:

  • Cadastramento de usuários, da documentação e da(s) respectiva(s) conta(s) bancária(s) (conta-corrente, conta-poupança, conta-investimento);
  • Possibilidade de exclusão do cadastro da documentação e/ou da(s) conta(s) bancária(s), no sistema;
  • Simulação do valor que o titular tem na(s) conta(s) bancária(s), de acordo com as taxas e os impostos pré-definidos no sistema;
  • Associação da(s) conta(s) bancária(s) e da documentação a um titular;
  • Exibição de um relatório resumindo a associação entre o titular e a(s) conta(s) bancária(s).
6 respostas

Cara, eu faria isso no README da própria página do projeto no #github. Um recrutador mais técnico não vai contar com essa lista de projetos no CV, ele provavelmente vai acessar o seu perfil no github e dar uma olhada nos seus códigos. Olha que impressão boa ele chegar ali e seus projetos estarem bem descritos, um código claro, etc.

Blz, Ronald?

Então, eu inseri a descrição no README do projeto (que está bem mais detalhado), mas não sei se ficaria estranho eu colocar no cv algo assim:

PROJETOS

AppBanco abr de 2019 – set de 2019

Ou acabar fazendo alguma descrição incompleta do projeto.. Eu fiquei meio perdido nessa questão...

Quando eu olho currículos, já fiz muito isso, já vou direto no Github das pessoa. Afinal, para mim como avaliador técnico é o que me importa. Poucas vezes vi pessoas descrevendo esse tipo de projetos no CV, só indicaria fazer isso se forem projetos muito significativos, por exemplo contribuições para algum projeto opensource, ou com algum reconhecimento público. Como eu disse, em geral, somente o link do seu GitHub já está valendo. E como você disse, dependendo da forma que colocar isso no CV pode desmotivar o avaliador a se interessar no seu currículo. Deixa ele ir no seu perfil e tirar as conclusões.

Então, colocar algo como está exemplificado abaixo estaria correto? Vale a pena colocar o link do projeto que está no GitHub junto com a citação desse, para dar a indicação de onde ele está, ou só o link do meu perfil já o suficiente?

PROJETOS AppBanco, abr de 2019 – set de 2019

solução!

Então, eu não colocaria nada que não se encaixasse nos termos que citei. Ou seja, não citaria esses projetos. Só colocaria o link para sua página do GitHub, por exemplo: [https://github.com/ronaldfalcao]

Entendi! Obrigado pela ajuda, Ronald! Vou fazer essas alterações!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software