4
respostas

projeto_db_1 nao subiu

Olá, executei o comando "docker-compose up -d" e foi executado com sucesso, porém a imagem do projeto_db_1 (no meu caso está como kubernetesalura_db_1) não é listada com o comando "docker ps". Por isso não consigo acessar o mysql da imagem.

leandro@leandro:~/Dropbox/CursoJava/Kubernetes_Alura$ docker ps
CONTAINER ID        IMAGE               COMMAND                  CREATED             STATUS              PORTS                  NAMES
c0704ccb2833        aplicacao-loja:v1   "docker-php-entrypoi…"   9 minutes ago       Up 9 minutes        0.0.0.0:8080->80/tcp   kubernetesalura_web_1
4 respostas

Oi, Leandro, tudo bem?

Aconteceu comigo isso quando fiz o curso, de dar o comando docker ps e não aparecer a imagem, mas quando dei o comando docker ps -a aparecia. Não sei se o seu caso. De toda forma, coloca aqui os seus arquivos pra gente analidar e entender o que está acontecendo.

version: "3.0"
services:
  db:
    image: mysql:5.7.19
    # confifurando as variaveis de ambiente para o mysql
    environment:
      - MYSQL_DATABASE=loja
      - MYSQL_USER=root
      - MYSQL_ALLOW_EMPTY_PASSWORD=yes
      # mapeamento o volume da maquina local para nao perder as informações caso o container seja desativado
    volumes:
      - /home/leandro/Dropbox/CursoJava/Kubernetes_Alura/volume_mysql:/var/lib/mysql

web:
    image: aplicacao-loja:v1
    ports:
      #mapeando a porta 80 do container para a porta 8080 da maquina local
      - 8080:80
    depends_on:
      - db

Dockerfile

# configuracao da parte web do projeto que é feita em PHP
# imagem do PHP
FROM php:5.6-apache
# instalando o mysqli para se conectar com o banco de dados
RUN docker-php-ext-install mysqli
# copiando os arquivos do projeto para dentro do container
COPY /loja /var/www/html
# expondo a porta 80 do container
EXPOSE 80

Oi Lais, então, também listei com o docker ps -a, porém, como ele não está ativo, não consigo acessar o mysql