Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Projeto Web - por onde começar?

Boa noite. Sei que a dúvida é um tanto básica mas como venho de programação mais tradicional (voltada para desktop) estou em dúvida sobre várias vertentes para desenvolvimento web. Sei que depende muito de projeto para projeto e do gosto pessoal de cada desenvolvedor, alguns vão preferir Java, outros PHP e por aí vai... Porém gostaria de saber a opinião de vocês para um projeto inicial com os seguintes requisitos: Uma página tendo login e senha e que após o login entrasse numa tela para um simples cadastro que irá popular um banco de dados (relacional a princípio, na nuvem tb...). Depois uma outra tela onde serão feitas consultas sobre os dados cadastrados na primeira. Ok, sei que a aplicação é básica porém ando lendo sobre muitas tecnologias Web (Angular, Node.js, React e por aí vaí) e sinto-me um tanto perdido, não sei ao certo o propósito de cada tecnologia. Como vou começar do zero não gostaria de gastar meu tempo estudando um tecnologia atrasada ou que já está em vias de ficar obsoleta. Com a experiência de vocês, quais as carreias que me orientariam a estudar aqui na Alura? "Desenvolvedor Java Web" "Desenvolvedor Asp.Net" "Desenvolvedor PHP Erudito" ou mesmo a carreira de Front-End que tem cursos como "Desenvolvedor JavaScript" Enfim, por onde começar? Desde já obrigado!!

4 respostas
solução!

Olha Lucas, como você falou depende muito do gosto pessoal e de qual projeto vai ser realizado. O PHP, .NET e Java ainda tem um espaço muito grande no mercado de trabalho, mas pensando numa aplicação sua eu recomendo o seguinte:

Javascript!

Aqui na alura tem uma carreira, a Carreira Desenvolvedor FullStack MEAN.

Nela você aprende um dos frameworks mais fortes de front-end, aprende mongoDB que é um db que tem crescido bastante, e você vai estar utilizando o javascript também pra gerenciar a parte de backend.

Antes disso você pode estar fazendo outros cursos na área de javascript como o javascript avançado e jquery

E sobre tecnologias que não vão ficar obsoleta, estude bastante HTML e CSS, pois se um dia elas vão sair do mercado eu não posso dizer, mas é certo que o conhecimento nelas é primordial pra você ter uma carreira como web developer e assim será por tempo suficiente pra você se estabilizar

Lucas,

não caia nessa história de "gosto pessoal de cada desenvolvedor" para decidir sobre uma tecnologia. Uma decisão errada poderá impactar num futuro, ti obrigando a migrar todo o código. Você precisa colocar numa tabela todas as tecnologias web e os requisitos do seu projeto, avaliando os prós e contras. Se a melhor tecnologia para o seu caso é uma tecnologia que você não domina, taí uma oportunidade para aprender.

Faço das minhas palavras as suas Jefferson, perfect!!!

Obrigado a todos pela resposta. Fora a carreira que o Lucas sugeriu, vcs indicam mais alguma aqui na Alura?? Lembrando que sou iniciante neste mundo Web, Cloud...

Obrigado