1
resposta

[Projeto] Waterfall vale a pena?

No contexto de desenvolvimento de Software, eu acho uma perda de tempo usar essa metodologia. Por experiência própria, um projeto antigo que tinha previsão de término em 12 meses acabou levando 30 meses, 2 anos e meio. Projetos de softwares mudam constantemente, o cliente muda de ideia, aquela tecnologia não atende mais. Enfim... Posso estar errado na minha opinião, mas se alguém tiver uma opinião contrária eu gostaria muito de ver por outro ângulo. Valeu!

1 resposta

Olá Moabe, tudo bem? Realmente a Waterfall trabalha com entregas lineares e projetos com escopos muito bem definidos desde o começo. Na realidade do desenvolvimento de software isso não é tão eficaz, já que, como você mesmo falou, o cliente pode sempre querer uma mudança, melhoria ou uma atualização do produto. Isso ocorre pois nós não temos consciência total das possibilidades de features antes do desenvolvimento do aplicativo. O método mais recomendado para tratar com desenvolvimento de software são os métodos Ágeis.

A metodologia Agile é uma abordagem iterativa e incremental para o desenvolvimento de software que se concentra na entrega de valor ao cliente em intervalos curtos e frequentes. Ela permite que as equipes de desenvolvimento de software respondam às mudanças do projeto e às necessidades do cliente de forma ágil e flexível.

Agradeço sua percepção e bons estudos!

Se essa resposta te ajudou, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software