Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Projeto] VUCA

E agora entendemos que o termo competência significa ter qualidade de execução e resultado. A competência pode ser treinada e desenvolvida, é o conjunto de conhecimento, habilidade e atitude. Claro como a luz!!

1 resposta
solução!

Olá, Ruth!

Você está bastante empolgada com o conteúdo e isso é ótimo! Vamos esclarecer um pouco mais sobre o termo VUCA, que você citou.

VUCA é um acrônimo que representa as palavras em inglês Volatility (volatilidade), Uncertainty (incerteza), Complexity (complexidade) e Ambiguity (ambiguidade). Esse conceito é muito usado para descrever o cenário atual do mercado de trabalho e os desafios que os profissionais enfrentam.

A ideia é que, para lidar com esses desafios, é preciso desenvolver certas competências, como você bem mencionou. Por exemplo, para lidar com a volatilidade (V), é preciso ter resiliência. Para a incerteza (U), a flexibilidade é uma competência chave. No caso da complexidade (C), ser multidisciplinar é uma qualidade importante. E para lidar com a ambiguidade (A), é preciso ter preparo e coragem.

Vale lembrar que essas competências podem ser treinadas e desenvolvidas, como você mencionou. Isso significa que, mesmo que você sinta que não possui uma dessas competências agora, você pode trabalhar para desenvolvê-la.

Espero que isso tenha esclarecido um pouco mais o conceito de VUCA para você. Espero ter ajudado e bons estudos!

Se esta resposta te ajudou, por favor, marque como solução ✓. Bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software