A Experiência do Usuário
O que é experiência?
Ao ouvir a palavra “experiencia”, quais palavras vem em mente?
- Convivência
- Lembrança
- Conhecimento
- Aprendizado
- Sentimento
experiência |
---|
substantivo feminino |
1. experimentação, experimento (método científico). |
"e. química" |
2. FILOSOFIA |
qualquer conhecimento obtido por meio dos sentidos |
3. aprendizado obtido através da pratica ou vivevncia: experiência de trabalho, experiência de vida |
teste realizado de forma experimental; prova, tentativa: neste trabalho, seu contrato é de experiência |
Fonte: Definições de Oxford Language |
A pessoa usuária
“Aquele que, por direito de uso, serve-se de algo ou desfruta de suas utilidades.”
É normal pensar automaticamente em pessoas, porém, o usuário pode ser um sistema ou mesmo um pet de estimação.
Usuários(as) X Clientes: qual é a diferença?
A grande maioria das pessoas confunde o significado de usuários e clientes serem a mesma coisa. Entretanto, as palavras cliente e usuário(a) são sinonimos! Ambos são parecidos, no entanto, se aplicam de formas bem diferentes:
A pessoa usuária é quem usufrui do produto ou serviço. A pessoa cliente é quem pagará por algo contratado.
Em situação em que é possivel uma pessoa ser/realizar o papel de cliente/usuário no contrato. Ou seja, ela paga e utiliza o produto e/ou serviço, logo a mesma se encaixa nos dois termos. Lembre-se: Usuário é quem usa! Cliente é quem paga!
O que é Experiência da pessoa Usuária?
"Eu inventei o termo, porque achava que a interface do usuário e a usabilidade eram restritos, eu queria cobrir todos os aspectos da experiência de uma pessoa com o sistema, incluindo o design industrial, os graficos, a interface, a interação fisica e o manual”. Don Norman
O termo experiência do usuário foi criada pela primeira vez por Don Norman em meados de 1990.
O termo “UX” ou “User Experience” (experiencia de usuário em portugueês), significa a "experiência" é do que uma pessoa sentiu em certo momento em que viveu.
O que podemos considerar o que é experiencia do usuário:
Os acontecimentos do cotidiano tem influência como vemos as situações e conseguimos resolver os problemas. No entanto, o conhecimento que temos sobre diferentes assuntos nos faz adquir experiências para o que utilizamos. Toda nossa vivencia e conhecimento fornece um determinado nível de experiência e necessídade no que realizamos.
Por exemplo: Eu sou uma criança não alfabetizada, ainda não posso usar interfaces que possuí interações apenas por texto.
A responsabilidade da UX é estudar tudo o que é ligado à experiência; ou seja, todos os aspectos sensoriais (visão, paladar, olfato, tato e audição), psíquicos e emocionais que um produto ou serviço pode gerar. Por isso a área de user experience é muito extensa!