2
respostas

[Projeto] Utilizando a IA para atualizar Linkedin

Estudando sobre o assunto, aproveitei para por em prática o uso do Linkedin como ferramenta de uso diário. Na minha opinião é uma boa hora para começar, pois somado ao curso, dará um bom portfólio.

Com o GPT solicitei sugestões de uso, através do prompt:
Quero começar a explorar mais o linkedin como ferramenta profissional, usando-o como uma rede social de uso diário, assim como uso o Instagram, por exemplo. Devo começar por postar? Se sim, quais tipos de postagens eu deveria fazer?

Ele me deu as recomendações certas e dicas de posts baseadas no meu comportamento na ferramenta e utilizando o que ele sabe sobre mim. Utilizo há um bom tempo e ele tem um bom mapeamento sobre meus afazeres, formações e comportamento social.

Ainda nessa linha, pedi um prompt para gerar uma imagem de capa e através do GEMINI solicitei a criação do banner.
Prompt:
*Preciso de uma criação de imagem, estilo banner profissional, para usar na plataforma Linkedin. Siga essas recomendações:

• fundo em tons neutros (preto, vinho, grafite, off-white ou laranja queimado/acobreado),
  • detalhes sutis de tecnologia,
  • notebook/código abstrato,
  • luzes suaves,
  • estética moderna,
  • Frase: Construindo soluções, conexões e novas possibilidades. *

Já apliquei as alterações no meu perfil no linkedin, incluindo descrição de perfil, cargo atual e outras modificações sugeridas pelo GPT e fiz minha primeira postagem. Vou acompanhar os resultados.

2 respostas

Olá, Julie. Como vai?

Parabéns pela iniciativa de tirar o conhecimento do curso do papel e aplicar diretamente no seu posicionamento profissional! Unir o aprendizado de IA Generativa com a otimização do seu LinkedIn é uma estratégia fantástica para construir um portfólio em tempo real e atrair os olhares do mercado.

O uso que você fez das duas ferramentas demonstra uma ótima maturidade tecnológica:

• Com o ChatGPT: Você utilizou a inteligência de forma contextual. Como ele já possui um bom mapeamento sobre seu histórico e comportamento, as sugestões de postagens tendem a ser muito autênticas e alinhadas com quem você realmente é, evitando aquele texto genérico e artificial que muitas pessoas postam.
  • Com o Gemini: Seu prompt para a imagem de capa ficou excelente! Você especificou a paleta de cores (vinho, grafite, laranja queimado), o estilo (moderno, luzes suaves) e os elementos abstratos (tecnologia, notebook). Trazer clareza estética e incluir a frase de impacto são ótimas práticas de engenharia de prompt para geração de imagens.

Uma dica de ouro para o seu uso diário:
Como você mencionou o desejo de usar o LinkedIn de forma diária como o Instagram, lembre-se apenas de adaptar a dinâmica. Enquanto o Instagram foca muito no estilo de vida e momentos informais, o LinkedIn adora os bastidores do seu aprendizado.

Uma excelente estratégia de postagem é o que chamamos de "Aprenda em público":

• Terminou uma aula da Alura e achou um conceito legal? Faça um post curto contando o seu insight.
  • Resolveu um bug ou criou um prompt massa? Compartilhe o antes e o depois.

Isso gera muito engajamento porque mostra para a sua rede (e para recrutadores) a sua consistência, sua capacidade de aprendizado e sua evolução técnica constante.

Muito sucesso com o seu novo perfil e com as suas postagens. Continue explorando o potencial da IA!

Espero que possa ter lhe ajudado!

Olá, Evandro.

Muito obrigada pelo feedback detalhado e pelas dicas!