Boa tarde, tudo joia ?
Fiz um tópico essa semana mostrando uma tabela que estou montando para uma amiga para ajudar o trabalho de nutrição que ela exerce. A primeira planilha era apenas um cálculo de IMC baseado na altura e peso do paciente. Agora, a segunda planilha, eu precisei baixar na internet uma base de dados de quase 600 alimentos, baseado no livro de Nutrição chamado TACO, mostrando os composição alimentar dos alimentos brasileiros.
A partir dessa base de dados de mais de 600 linhas, mostrando os alimentos com suas composições (calorias, proteínas, carboidratos, potássio, zinco etc). Eu precisava montar uma tabela que a pessoa pudesse somar as informações nutricionais dos alimentos que ela escolhesse. Desse modo, criei uma outra planilha para abrigar essa tabela:
Fazendo uso de PROCV e de validação de dados, criei uma lista com todos os alimentos da base de dados e ao escolher o alimento, o PROCV localiza toda a composição dele, enquanto no total, utilizei SOMA comum, para somar os valores de cada coluna, desse modo:
Além disso, como a base de dados dessa tabela foi baseada em um livro, baixei o pdf desse livro e criei um hiper link na tabela, fazendo um botão chamado CONSULTAR LIVRO, que, caso o usuário da tabela tiver dúvida de alguma coisa, pode consultar o livro diretamente pelo excel.
Eu acredito que fiz todos os requisitos solicitados, mas, gostaria de saber de alguma sugestão para incrementar ou melhorar a tabela, como fiz ela para um treinamento do curso, sugestões de outras funções na tabela são bem vindas. Também gostaria de iniciar o meu linkedin, mostrando esse meu projeto e marcando o pessoal da Alura que me deu todo o suporte para ter o conhecimento de fazer esse projeto. Se puder me passar os nomes para marca-los, ficaria muito agradecido. PS: Minha amiga ficou muito satisfeita com a planilha, acho que isso é o mais importante haha