1
resposta

[Projeto] Treinamento Excel - Tabela para nutricionista 02

Boa tarde, tudo joia ?

Fiz um tópico essa semana mostrando uma tabela que estou montando para uma amiga para ajudar o trabalho de nutrição que ela exerce. A primeira planilha era apenas um cálculo de IMC baseado na altura e peso do paciente. Agora, a segunda planilha, eu precisei baixar na internet uma base de dados de quase 600 alimentos, baseado no livro de Nutrição chamado TACO, mostrando os composição alimentar dos alimentos brasileiros.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

A partir dessa base de dados de mais de 600 linhas, mostrando os alimentos com suas composições (calorias, proteínas, carboidratos, potássio, zinco etc). Eu precisava montar uma tabela que a pessoa pudesse somar as informações nutricionais dos alimentos que ela escolhesse. Desse modo, criei uma outra planilha para abrigar essa tabela:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Fazendo uso de PROCV e de validação de dados, criei uma lista com todos os alimentos da base de dados e ao escolher o alimento, o PROCV localiza toda a composição dele, enquanto no total, utilizei SOMA comum, para somar os valores de cada coluna, desse modo:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Além disso, como a base de dados dessa tabela foi baseada em um livro, baixei o pdf desse livro e criei um hiper link na tabela, fazendo um botão chamado CONSULTAR LIVRO, que, caso o usuário da tabela tiver dúvida de alguma coisa, pode consultar o livro diretamente pelo excel.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Eu acredito que fiz todos os requisitos solicitados, mas, gostaria de saber de alguma sugestão para incrementar ou melhorar a tabela, como fiz ela para um treinamento do curso, sugestões de outras funções na tabela são bem vindas. Também gostaria de iniciar o meu linkedin, mostrando esse meu projeto e marcando o pessoal da Alura que me deu todo o suporte para ter o conhecimento de fazer esse projeto. Se puder me passar os nomes para marca-los, ficaria muito agradecido. PS: Minha amiga ficou muito satisfeita com a planilha, acho que isso é o mais importante haha

1 resposta

Olá Gabriel, tudo bem com você?

Tenho acompanhado sua evolução e seus resultados estão muito bons. O fato da cliente estar satisfeita é uma prova concreta de que você está no caminho certo.

Abaixo, algumas opções que você pode implementar para deixar o projeto ainda mais robusto:

  • Gráficos para mostrar a quantidade de nutrientes na composição alimentar somando o total da coluna de cada um deles.
  • Formatação condicional com base na quantidade de um determinado nutriente. Por exemplo, caso o alimento selecionado na tabela tenha altos níveis de colesterol, a linha seja colorida de vermelho e assim por diante.
  • Outra implementação possível seria adicionar uma opção para realizar a exportação de um relatório com os alimentos selecionados, o que facilitaria para enviar para o paciente ou imprimir durante a consulta caso necessário - mas reforço que essa opção é mais avançada e precisará do VBA.

Sobre o LinkedIn, é sempre bom promovermos nosso marketing pessoal, demonstrando às empresas nosso potencial e constante atualização. O Linkedin do instrutor pode ser acessado na página inicial do curso, e no canto direito, basta clicar no nome do instrutor. Quando acessar o perfil, basta clicar no símbolo do Linkedin abaixo do nome do usuário, como mostro abaixo:

GIF contendo execução dos passos listados acima.

Espero ter ajudado e desejo muito sucesso na sua trajetória e projetos. Conte com a Alura!

Em caso de dúvidas estou à disposição.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software