2
respostas

[Projeto] Treinamento do conteúdo - Clube do Livro

Até o momento do curso, estamos utilizando somente o mesmo atributo (nome_livro) na mesma relação ou em relações diferentes (livros, livros_novos, vendas etc) para aprendermos todas as funções da álgebra relacional. Desse modo, decidi fazer um treinamento de todo o conteúdo até agora, além de dar uma testada na minha lógica: Mostrar a lista de todos os livros das duas relações juntamente com a quantidade em estoque de cada um.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeExplicando a minha lógica: Criei a variável temporária Estoque_1 e fiz a seleção do atributo nome_livro da tabela livros Criei a variável temporária Estoque_2 e fiz a seleção do mesmo atributo da tabela livros_novos Depois fiz a união entre as variáveis Estoque_1 e Estoque_2 Com isso apareceu a lista completa com todos os atributos das tabelas livros e livros_novos, porém eu só queria os nomes dos livros e as quantidade em estoque Para resolver, criei uma terceira variável temporária Estoque_Geral e fiz a projeção dos atributos nome_livro e qtd_estoque das relações Estoque_1 e Estoque_2.

Não sei se minha lógica ficou muito pobre ou feia, mas pelo menos funcionou depois de um bom tempo quebrando a cabeça haha. Gostaria de saber se existe um modo mais simples de se fazer, sem precisar ficar criando muitas variáveis

2 respostas

Bom, com mais alguns dias de treino, percebi que eu fiz uma coisa gigantesca sem necessidade. Era só eu ter feito uma variável unindo a seleção das relações de livro e livro estoque e depois a projeção do nome_livro e qtd_estoque que daria no mesmo.

Oi, Gabriel, tudo certo?

Desculpe pela demora a te retornar.

Primeiramente, parabéns por exercitar o conteúdo aplicado nas aulas - fazer as tarefas do curso é necessário para fixar o conteúdo e nos ajuda a entender com mais tranquilidade o que foi passado.

E em segundo lugar, parabéns ainda mais por entender que você consegue evoluir a sua compreensão no que foi feito antes. Você notou a diferença, e em programação isso é essencial: evoluir os conceitos no aprendizado e aplicar novos conhecimentos! :)

Se alguma dúvida aparecer, estou disponível para te ajudar.

Abraços e bons estudos! Continue assim!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software