1
resposta

[Projeto] Termo de consentimento

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO

O Sr(a) está sendo convidado(a) a participar como voluntário(a) da pesquisa: “A utilização da imagem do animal não humano, sem a devida autorização de seus donos”. A JUSTIFICATIVA, OS OBJETIVOS E OS PROCEDIMENTOS: A pesquisa visa coletar dados para a elaboração do TCC na modalidade artigo cientifico, objetivando analisar perfis de instagram com conteúdo que utiliza a imagem de animais, a fim de descobrir se esses perfis já foram surpreendidos com a utilização da imagem de seu animal sem o seu consentimento.

DESCONFORTOS, RISCOS E BENEFÍCIOS: Nenhum dado coletado será divulgado, servindo apenas para obtenção de resultados necessários para o desenvolvimento do trabalho.

FORMA DE ACOMPANHAMENTO E ASSISTÊNCIA: Em caso de dúvidas ou interesse sobre o desenvolvimento e a conclusão do artigo você poderá entrar em contato pelo meu perfil do instagram, _, onde foi feito o contato inicial, ou se preferir pelo meu e-mail: saahbea@gmail.com, ou telefone (84) 9 XXXXX.

GARANTIA DE ESCLARECIMENTO, LIBERDADE DE RECUSA E GARANTIA DE SIGILO: O Sr(a) será esclarecido(a) sobre a pesquisa em qualquer aspecto que desejar. O Sr(a) é livre para recusar-se a participar, retirar seu consentimento ou interromper a participação a qualquer momento. A sua participação é voluntária e a sua recusa em participar não acarretará qualquer penalidade ou perda de qualquer benefício, você possui garantia ao direito à indenização diante de eventuais danos decorrentes da pesquisa que absorverá qualquer gasto relacionado garantindo assim a não oneração de serviços de saúde. Os pesquisadores irão tratar a sua identidade com respeito e seguirão padrões profissionais de sigilo, assegurando e garantindo o sigilo e confidencialidade dos dados pessoais dos participantes de pesquisa. Seu nome, ou qualquer material que indique a sua participação não será liberado sem a sua permissão. O Sr(a) não será identificado(a) em nenhuma publicação que possa resultar deste estudo. Uma cópia assinada deste termo de consentimento livre e esclarecido será enviada eletronicamente ao Sr(a), caso aceite participar dessa pesquisa. O estudo poderá ser interrompido mediante aprovação prévia do CEP quanto à interrupção ou quando for necessário, para que seja salvaguardado o participante da pesquisa

Por favor, informe sua autorização referente a divulgação dos dados coletados, mantendo o anonimato.

( x) sim, eu autorizo( ) não, eu não autorizo

assinatura: ___

1 resposta

Oii, Sarah! Como está?

Muito bom seu termo de consentimento livre e esclarecido!!

A extensão dele está excelente, assim como a forma que apresenta os tópicos em geral.

Para seu termo, em questão de esclarecer ainda mais sobre do que se trata a pesquisa, sugiro inserir à esquerda, abaixo do título, as seguintes informações:

“Título do Projeto de pesquisa:

Pesquisador Responsável:

Nome do participante:

Data de nascimento:”

Em “A JUSTIFICATIVA, OS OBJETIVOS E OS PROCEDIMENTOS” podemos separar da frase anterior, permitindo assim uma estrutura igual em todo seu termo.

E para uma melhor visualização de quem pode vir a assinar seu termo, os tópicos dentro de GARANTIA DE ESCLARECIMENTO, LIBERDADE DE RECUSA E GARANTIA DE SIGILO podem ser apresentados em cada linha ao invés do texto em um só parágrafo. O que acha?

Referente ao fechamento em seu termo, pode-se incluir mais informações para maior aprofundamento, como:

“Eu, _ , RG nº _ declaro ter sido informado/a e concordo em ser participante do Projeto de pesquisa acima descrito. Cidade, _ de _ de 20__.**


Assinatura do/a participante ____ Nome e assinatura do/a responsável por obter o consentimento”.

É sempre bom solicitar revisão de outras pessoas, pois é comum cometermos um ou outro erro por estarmos tão aprofundadas no texto que criamos.

Além disso, por ser bastante conteúdo, pode até mesmo ocorrer um erro na ortografia. Quanto a sua escrita, está excelente, somente sendo necessário acrescentar o acento em "científico" (na parte inicial onde explica o que a pesquisa visa); o ponto final após “para que seja salvaguardado o participante da pesquisa” e a verificação quanto a troca de uso de “Sr(a)” por “você” em algumas partes.

Fico realmente contente de visualizar seu desenvolvimento, Sarah! Continue assim, viu?

Se tiver qualquer dúvida, estou à disposição.

Abraços!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software