Procrastinação, quando começo a cair no ciclo de procrastinação eu penso: O que isso me trará de bom a longo prazo? A culpa vem na hora e eu penso, qual atividade seria melhor para substitui-la quando eu não estiver no momento ou com tanta vontade de estudar naquele momento? Ler um livro ou ver um documentário. Se eu tiver que fazer algo muito urgente eu conto 5 minutos e vou lá fazer,as vezes fazer sem pensar é mais efetivo do que ir enrolando e deixar para depois tipo acordar da cama em um dia gelado ou lavar a louça. Não deixe sua mente ter tempo de dar uma desculpa, só vai lá! Funciona muito com tarefas cotidianas como limpar a casa.
Alarmes com titulos, se você assim como eu deixa sua agenda de lado, applicativos de lado, aqui está a minha solução: Alarmes, ele toca e eu lembro que preciso fazer x ou y, é imediato. Bilhetes na geladeira, por ser um ambiente que sempre vou de manhã me ajudam bastante também. Mantendo a minha vista constantemente evita esquecimento e me causa um sentimento de "Devo cumprir isso, pois se não eu não estou me comprometendo não com o curso somente, mas comigo mesmo com meus sonhos, o meu futuro!"