Realizei o exercico juntando um teste com campo calculado para me trazer o preço total por estoque.
Queria fazer um ORDEM.EQ, porem notei que nao da para fazer em campo calculado.
Gosatria de me aprofundar no power pivot.
Realizei o exercico juntando um teste com campo calculado para me trazer o preço total por estoque.
Queria fazer um ORDEM.EQ, porem notei que nao da para fazer em campo calculado.
Gosatria de me aprofundar no power pivot.
Olá, Ana Clara. Como vai?
Excelente iniciativa! Como Analista Control Desk Pleno, você já sabe que a agilidade e a automação são chaves para uma boa gestão de KPIs. Adicionar um Campo Calculado para multiplicar o preço pelo estoque é uma ótima forma de enriquecer a Tabela Dinâmica sem precisar "sujar" a base de dados original.
Você tocou em um ponto muito importante: as limitações dos Campos Calculados. De fato, o Excel tradicional não permite funções de ranking como ORDEM.EQ ou contagens distintas (CONTAGEM.DISTINTA) diretamente neles, pois eles trabalham apenas com a soma dos dados e operações matemáticas básicas.
Para o que você deseja fazer, o Power Pivot é exatamente o próximo passo. No Power Pivot, deixamos de usar "Campos Calculados" e passamos a usar as Medidas (DAX).
Aqui estão os motivos pelos quais o Power Pivot vai mudar seu jogo no Control Desk:
RANKX.PROCV ou XLOOKUP.Se você estivesse usando o suplemento do Power Pivot, sua fórmula de ranking seria algo parecido com:
$$RankingEstoque = RANKX(ALL(TabelaProdutos[Produto]), [Soma de Preço Total Estoque])$$
Isso criaria uma coluna dinâmica que se ajusta conforme você aplica filtros na sua Segmentação de Dados (como o filtro de "Tamanho" que você já inseriu com sucesso no seu print).
Notei que você já domina a Segmentação de Dados (Slicer). No Power Pivot, essas segmentações ficam ainda mais poderosas, pois podem filtrar várias tabelas diferentes simultaneamente.
Para se aprofundar, comece explorando o botão "Adicionar ao Modelo de Dados" na guia Inserir. Isso abrirá a janela do Power Pivot e permitirá que você comece a escrever suas primeiras medidas em DAX.
Sua tabela está muito bem organizada e visualmente limpa. O caminho para o Business Intelligence começa exatamente por essa curiosidade técnica que você demonstrou!
Espero que possa ter lhe ajudado!