Após finalizar o curso inicial de JavaScript, busquei me aprimorar e desbravar novas linhas de códigos além do que fora ensinado durante as aulas. Segue abaixo como ficou meu app.js para o jogo de advinhar o número secreto:
Gostaria que os mais experientes avaliem e me digam se estou no caminho certo, seguindo as melhores práticas. Toda sugestão é bem vinda :)
/* Mensagem de boas vindas ao jogo do número secreto.*/
alert('Boas vindas ao jogo do número secreto');
/* Perguntar o nome do jogador e armazenar em uma variável.*/
let nome = prompt('Primeiro, me diga o seu nome:');
alert(`Certo ${nome}. Vamos começar!`);
console.log(`Nome do jogador: ${nome}`); // Exibe o nome do jogador.
/* Definir o nível de dificuldade do jogo.*/
let Dificuldade = parseInt(prompt('Escolha um número para definir o nível de dificuldade do jogo: \n1 - Fácil.\n2 - Médio\n3 - Difícil')); // Usando o parseInt para converter a string em número.
let DificuldadePalavra = Dificuldade == 1 ? 'Fácil' : Dificuldade == 2 ? 'Médio' : Dificuldade == 3 ? 'Difícil' : 'Inválido';
alert(`Dificuldade escolhida: ${DificuldadePalavra}`);
/* Define o fator de multiplicação do nível de dificuldade.*/
let nivel;
if (Dificuldade == 1) {
nivel = 10;
console.log(`Dificuldade escolhida: ${Dificuldade} - ${DificuldadePalavra}\nO Fator multiplicador será de: ${nivel}`); // Exibe dificuldade e fator multiplicador.
} else if (Dificuldade == 2) {
nivel = 100;
console.log(`Dificuldade escolhida: ${Dificuldade} - ${DificuldadePalavra}\nO Fator multiplicador será de: ${nivel}`); // Exibe dificuldade e fator multiplicador.
} else if (Dificuldade == 3) {
nivel = 1000;
} else {
alert('Nível de dificuldade e fator inválidos');
}
/* Gerar um número aleatório entre 1 e o nível de dificuldade.*/
let numeroSecreto = parseInt(Math.random() * nivel + 1);
console.log(`Numero secreteo gerado é:${numeroSecreto}`); // Exibe o número secreto no criado no console.
let chute; // Variável para armazenar o chute do jogador.
let tentativas = 1; // Variável para armazenar a quantidade de tentativas.
/* Enquanto o chute for diferente do número secreto, perguntar ao jogador o número que ele deseja chutar.*/
while (chute != numeroSecreto) {
chute = prompt(`Escolha um número entre 1 e ${nivel}`);
// se chute for igual ao número secreto
if (chute == numeroSecreto) {
break;
} else {
if (chute > numeroSecreto) {
alert(`O número secreto é menor que ${chute}`);
} else {
alert(`O número secreto é maior que ${chute}`);
}
tentativas++; // Incrementa a quantidade de tentativas.
}
}
let palavraTentativa = tentativas > 1 ? 'tentativas' : 'tentativa';
alert(`Isso ai! Você descobriu o número secreto ${numeroSecreto} com ${tentativas} ${palavraTentativa}.`);
alert(`Obrigado por jogar ${nome}!`);
/*Fim do código.*/