Olá pessoas quero deixar aqui minhas soluções feitas para cada exercicio da aula, algumas coisas eu fiz mais direto com já trazer o valor com desconto aplicado.
- Crie um programa que realize a média de duas notas decimais e exiba o resultado.
public class MediaAluno {
public static void main(String[] args) {
float nota1 = 7;
float nota2 = 8;
float media = (nota1 + nota2) / 2;
System.out.println("Média desse aluno foi: " + media); // 7.5;
}
}
- Declare uma variável do tipo double e uma variável do tipo int. Faça o casting da variável double para int e imprima o resultado.
public class CastingTipoDoubleParaString {
double x = 10.5;
System.out.println((int) x); // exemplo que fiz mais direto
}
}
- Declare uma variável do tipo char (letra) e uma variável do tipo String (palavra). Atribua valores a essas variáveis e concatene-as em uma mensagem.
public class ConcatenarStringEChar {
char letra = 'C';
String palavra = "aramba";
System.out.println(letra + palavra); //Caramba
}
}
- Declare uma variável do tipo double precoProduto e uma variável do tipo int (quantidade). Calcule o valor total multiplicando o preço do produto pela quantidade e apresente o resultado em uma mensagem.
public class CalcularPrecoProduto {
double precoProduto = 14.99;
int quantidade = 10;
double precoFinal = precoProduto * quantidade;
System.out.println("O preço do produto é de R$: " + precoProduto);
System.out.println("Quantidade selecionada foi de: " + quantidade);
System.out.println("Total a pagar R$: " + precoFinal);
}
}
- Declare uma variável do tipo double valorEmDolares. Atribua um valor em dólares a essa variável. Considere que o valor de 1 dólar é equivalente a 4.94 reais. Realize a conversão do valor em dólares para reais e imprima o resultado formatado.
public class ConverterDolarParaReal {
double valorEmDolares = 1000;
double valoresEmReais = 4.98;
valoresEmReais = valoresEmReais * valorEmDolares;
System.out.println("Você está convertendo USD: " + valorEmDolares + " para o BRL: " + valoresEmReais);
}
}
// fiz mais direto considerando que só quero o valor convertido
- Declare uma variável do tipo double precoOriginal. Atribua um valor em reais a essa variável, representando o preço original de um produto. Em seguida, declare uma variável do tipo double percentualDesconto e atribua um valor percentual de desconto ao produto (por exemplo, 10 para 10%). Calcule o valor do desconto em reais, aplique-o ao preço original e imprima o novo preço com desconto.
public class AplicarDescontoProduto {
double precoOriginal = 1000;
double percentualDesconto = 0.15;
precoOriginal = precoOriginal - (precoOriginal * percentualDesconto);
// aqui preço original recebe preço original, porque a variável inicia com valor 1000, em seguida ela ira receber o valor a ser descontado 150, logo ficando 1000 - 150 = 850
System.out.println("Valor do produto com desconto R$: " + precoOriginal);
}
}