Olá, pessoal, fiz uma solução um pouco mais simples para o problema final! Usei praticamente a mesma lógica do exercício do alvo, só mudei as variáveis. Fiz que se fosse clicado dentro da área de cada um dos quadrados fosse alterado o valor da variável "corAtual"..
<meta charset="UTF-8">
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
function desenhaQuadrado(x, y, tamanho, cor) {
pincel.fillStyle = cor;
pincel.fillRect(x, y, tamanho, tamanho)
pincel.fill();
}
function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {
pincel.fillStyle = cor;
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
pincel.fill();
}
function desenhaPaletaDeCores() {
desenhaQuadrado(xVermelho, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'red');
desenhaQuadrado(xVerde, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'green');
desenhaQuadrado(xAzul, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'blue');
}
function lidaComMovimentoDoMouse(evento) {
x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
y = evento.pageY - tela.offsetTop;
if(desenha) {
desenhaCirculo(x, y, 5, corAtual);
}
}
function habilitaDesenhar() {
desenha = true;
}
function desabilitaDesenhar() {
desenha = false;
}
function trocaCorCirculo(evento) {
x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
y = evento.pageY - tela.offsetTop;
if((x > xVermelho) && (x < xVerde) && (y > yQuadrados) && (y < tamanhoQuadrados)) {
corAtual = "red";
return corAtual;
} else if ((x > xVerde) && (x < xAzul) && (y > yQuadrados) && (y < tamanhoQuadrados)) {
corAtual = "green";
return corAtual;
} else if ((x > xAzul) && (x < xAzulfim ) && (y > yQuadrados) && (y < tamanhoQuadrados)) {
corAtual = "blue";
return corAtual;
}
}
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'lightgray';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
var desenha = false;
var corAtual = 'blue';
var xVermelho = 0;
var xVerde = 50;
var xAzul = 100;
var xAzulfim = 150;
var yQuadrados = 0;
var tamanhoQuadrados = 50;
var x = 0;
var y = 0;
desenhaPaletaDeCores(); // mostra os quadrados de seleção de cores
tela.onmousemove = lidaComMovimentoDoMouse;
tela.onmousedown = habilitaDesenhar;
tela.onmouseup = desabilitaDesenhar;
tela.onclick = trocaCorCirculo;
</script>