Crie um programa que simula um jogo de adivinhação, que deve gerar um número aleatório entre 0 e 100 e pedir para que o usuário tente adivinhar o número, em até 5 tentativas(mudei para 10 tentativas). A cada tentativa, o programa deve informar se o número digitado pelo usuário é maior ou menor do que o número gerado.
Dicas:
Para gerar um número aleatório em Java: new Random().nextInt(100);
Utilize o Scanner para obter os dados do usuário;
Utilize uma variável para contar as tentativas;
Utilize um loop para controlar as tentativas;
Utilize a instrução break; para interromper o loop.*/
import java.util.Random;
import java.util.Scanner;
public class jogoAdvinhação {
public static void main(String[] args) {
Random random = new Random();
int numeroAleatorio = random.nextInt(101);
Scanner scanner = new Scanner(System.in);
int tentativas = 0;
boolean acertou = false;
while (tentativas < 10){
System.out.println("Tente adivinhar o número (entre 0 e 100): ");
int palpite = scanner.nextInt();
tentativas++;
if (palpite == numeroAleatorio){
System.out.println("Parabéns! Você acertou o número! Com " + tentativas + " tentativas");
acertou = true;
break;
} else if (palpite < numeroAleatorio) {
System.out.println("O número é maior. Tente novamente. ");
}else {
System.out.println(" O número é menor. Tente novamente. ");
}
}
if (!acertou){
System.out.println("Você não acertou o número. O número era: " + numeroAleatorio);
}
scanner.close();