1
resposta

[Projeto] Sobre assumir resultados

Além das sugestões, como estabelecer limites e exercitar o hábito de dizer não de forma mais eficaz sem sentir culpa?

1 resposta

Olá, Tamyres!

Entendo que você está buscando maneiras de estabelecer limites e dizer "não" sem se sentir culpada. Isso é uma parte importante do foco e da gestão do tempo, e é ótimo que você esteja pensando nisso.

Primeiramente, é importante lembrar que dizer "não" não é algo negativo. É uma forma de você se respeitar e respeitar seu tempo e suas prioridades. Quando você diz "não" para algo que não está alinhado com seus objetivos, você está na verdade dizendo "sim" para algo que é mais importante para você.

Aqui estão algumas sugestões que podem te ajudar:

  1. Identifique suas prioridades: Use a pergunta foco que aprendemos no curso para identificar o que é realmente importante para você. Quando você sabe quais são suas prioridades, fica mais fácil dizer "não" para as coisas que não estão alinhadas com elas.

  2. Pratique a assertividade: Ser assertiva significa expressar seus pensamentos, sentimentos e necessidades de uma maneira respeitosa e direta. Isso pode incluir dizer "não" quando necessário. Lembre-se, seu tempo e energia são valiosos!

  3. Planeje suas respostas: Se você acha difícil dizer "não" na hora, pode ser útil planejar algumas respostas padrão. Por exemplo, você pode dizer: "Eu realmente aprecio que você pensou em mim para isso, mas eu não vou poder participar desta vez."

  4. Cuide de si mesma: As dicas do curso sobre tirar um dia para si mesma e fazer uma soneca diária são ótimas maneiras de se cuidar. Quando você cuida de si mesma, fica mais fácil estabelecer limites e dizer "não" porque você entende o valor do seu próprio tempo e energia.

É normal sentir-se culpada no início, mas com a prática, vai ficar mais fácil. E, mais importante, você vai perceber que está se sentindo menos estressada e mais focada em suas próprias prioridades.

Espero ter ajudado e bons estudos!