Além das sugestões, como estabelecer limites e exercitar o hábito de dizer não de forma mais eficaz sem sentir culpa?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Além das sugestões, como estabelecer limites e exercitar o hábito de dizer não de forma mais eficaz sem sentir culpa?
Olá, Tamyres!
Entendo que você está buscando maneiras de estabelecer limites e dizer "não" sem se sentir culpada. Isso é uma parte importante do foco e da gestão do tempo, e é ótimo que você esteja pensando nisso.
Primeiramente, é importante lembrar que dizer "não" não é algo negativo. É uma forma de você se respeitar e respeitar seu tempo e suas prioridades. Quando você diz "não" para algo que não está alinhado com seus objetivos, você está na verdade dizendo "sim" para algo que é mais importante para você.
Aqui estão algumas sugestões que podem te ajudar:
Identifique suas prioridades: Use a pergunta foco que aprendemos no curso para identificar o que é realmente importante para você. Quando você sabe quais são suas prioridades, fica mais fácil dizer "não" para as coisas que não estão alinhadas com elas.
Pratique a assertividade: Ser assertiva significa expressar seus pensamentos, sentimentos e necessidades de uma maneira respeitosa e direta. Isso pode incluir dizer "não" quando necessário. Lembre-se, seu tempo e energia são valiosos!
Planeje suas respostas: Se você acha difícil dizer "não" na hora, pode ser útil planejar algumas respostas padrão. Por exemplo, você pode dizer: "Eu realmente aprecio que você pensou em mim para isso, mas eu não vou poder participar desta vez."
Cuide de si mesma: As dicas do curso sobre tirar um dia para si mesma e fazer uma soneca diária são ótimas maneiras de se cuidar. Quando você cuida de si mesma, fica mais fácil estabelecer limites e dizer "não" porque você entende o valor do seu próprio tempo e energia.
É normal sentir-se culpada no início, mas com a prática, vai ficar mais fácil. E, mais importante, você vai perceber que está se sentindo menos estressada e mais focada em suas próprias prioridades.
Espero ter ajudado e bons estudos!