O que eu coloquei no prompt do chat GPT:
Quero que você simule uma entrevista profissional comigo para o cargo de estagiário em análise de dados conforme as seguintes instruções:
- Faça perguntas que você acha que um entrevistador possivelmente fará
- Classifique a pergunta em relação ao campo a qual ela se insere (pessoal, profissional, social e etc)
- Você fará uma pergunta por vez e a medida que eu for respondendo você faz as outras
- Leia com atenção a minha resposta, avalie-a, e me diga se está boa e no que posso melhorar
- Me dê um feedback geral sobre a entrevista até onde ela for feita
- Me dê diga quais skills eu devo melhorar
A RESPOSTA DO CHAT GPT FOI:
Perfeito! Vou estruturar essa entrevista de forma simulada e avaliativa.
Vou começar com a primeira pergunta, classificando-a no campo correspondente, depois você responde, eu avalio e seguimos para a próxima.
Pergunta 1 (Campo: Pessoal)
“Pode me falar um pouco sobre você, sua trajetória até aqui e por que escolheu seguir na área de Análise de Dados?”
Pode responder como se estivesse numa entrevista real.
MINHA RESPOSTA:
Meu nome é Laíse, sou graduada em Farmácia pela UFPI e agora estou numa segunda graduação. Eu estou tentando a área de dados porque tenho grande amor por matemática e programação, e vejo que dados pode incluir as duas coisas. A minha ideia é aliar os conhecimentos das minhas duas áreas de formação e trazer uma nova perspectiva. Gosto muito e aprender e resolver desafios e creio que a área de dados vai me proporcionar isso.
A RESPOSTA DO CHAT GPT FOI:
Ótima resposta, Laíse! Vamos analisar detalhadamente:
Pontos fortes:
- Você consegue contextualizar sua trajetória acadêmica de forma clara.
- Conecta bem suas motivações pessoais (amor por matemática e programação) à área de dados.
- Mostra visão de futuro, tentando integrar conhecimentos das duas graduações, o que demonstra diferencial.
- Demonstra interesse por aprendizado e desafios, característica valorizada em candidatos a estágio.
O que pode melhorar: - Tente ser um pouco mais objetiva e concisa, evitando repetir ideias (“gosto muito de aprender e resolver desafios” e “creio que a área de dados vai me proporcionar isso” têm um sentido parecido).
- Poderia dar um exemplo concreto de projeto, curso ou experiência que você já teve com dados ou programação, para reforçar a credibilidade da sua motivação.
Sugestão de ajuste:
“Meu nome é Laíse, sou graduada em Farmácia pela UFPI e atualmente estou em uma segunda graduação. Sempre tive interesse por matemática e programação, e vejo na área de dados a oportunidade de unir essas habilidades. Tenho buscado experiências práticas, como [citar curso, projeto ou exercício relevante], e acredito que posso trazer uma perspectiva diferenciada ao combinar meus conhecimentos de farmácia com análise de dados.”
Se quiser, posso te ajudar a reformular sua resposta completa nesse estilo.
Pronta para a próxima pergunta?