Mesmo antes de iniciar meus estudos na área, eu já percebia que processos mais fluidos me ajudavam a permanecer por mais tempo em um aplicativo. Chegava ao ponto de indicar o produto final (como bancos, por exemplo) ou sentir vontade de comprar itens diretamente pelo app.
Escolhi a Shein como exemplo, porque considero um aplicativo extremamente fluido e agradável no momento da compra.
1.Facilidade de acesso e personalização
Como estou sempre logada, tenho acesso rápido aos meus favoritos. Logo, o algoritmo entende perfeitamente o que mais gosto. Isso é fantástico, porque sempre que abro o aplicativo encontro algo do meu interesse, o que desperta o desejo de comprar. Nem todos os apps de compras conseguem oferecer essa experiência tão personalizada.
2.Promoções inteligentes
Promoções aleatórias geralmente não trazem bons resultados de venda. Na Shein, percebo que meus itens favoritos sempre estão em promoção. O que mostra que o aplicativo entende meu perfil de consumo e cria estratégias direcionadas.
3.Organização e tendências
O aplicativo possui uma aba chamada “Tendências”, que considero uma das melhores funcionalidades. Eu gosto de estar por dentro da moda, mas nem sempre consigo acompanhar tudo. A Shein faz isso por mim, de forma organizada, mostrando tendências globais, das lojas que sigo, das que já comprei e das que apenas visitei. Tudo isso por abas. Assim, o app se torna não só uma plataforma de compras, mas também uma referência de moda. Entro para ver o que está em alta, me interesso pelos produtos e já encontro opções para comprar — com avaliações reais de outros usuários.
4.Algoritmo eficiente e experiência contínua
O algoritmo da Shein é excelente. Quando você pesquisa uma peça, basta rolar a tela para baixo e automaticamente aparecem itens semelhantes, criando uma experiência contínua e envolvente — quase uma busca sem fim.
Para mim, a forma como o aplicativo organiza os gostos e direciona os produtos é o principal motivo que me faz comprar nele. Em outros apps, a busca costuma ser mais cansativa, mas na Shein, tudo parece pensado para tornar a experiência do usuário mais fluida e prazerosa.
Inclusive, depois de observar tudo isso, confesso que até fiquei com vontade de trabalhar com eles só por ter feito essa análise!