Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Projeto] Shadowing: CapCut e seu modo de usar

Tenho utilizado o CapCut para alguns trabalhos, pois gosto da funcionalidade do Aplicativo. Porém quando precisei colocar no computador, não consegui ter o mínimo de compreensão da tela. Existe um pequeno (bem pequeno mesmo) menu acima com poucas funcionalidades e orientações. Tive a esperança de conseguir ajustar o layout, já que tem essa opção no programa, porém, sem sucesso. Apenas uma tela escura esperando que eu adinhe por onde começa. Em contra partida o aplicativo no celular demostra uma grande assertividade ao expor todos os ícones de inicio de projeto e ferramentas para serem usadas após o inicio do projeto, o meu Shadowing tem sido me observar nessa dualidade de sentimentos ao usar o CapCut que me é tão útil no celular e prático e meu pesadelo quando utilizado em grandes telas.

1 resposta
solução!

Oi, Pamela, como vai?

Que experiência rica para um exercício de shadowing. Observar a si própria usando o mesmo aplicativo em dois dispositivos diferentes e registrar as diferenças de sensação e usabilidade é exatamente o tipo de olhar crítico que o exercício propõe.

Você tocou num ponto muito relevante para o UX Design: a consistência entre plataformas. Um produto pode ter uma experiência excelente no mobile e uma experiência frustrante no desktop, e isso é um problema de design. No caso que você descreveu, o CapCut mobile parece seguir bem princípios como visibilidade do sistema e reconhecimento em vez de memorização, dois dos heurísticos de Nielsen, ao deixar os ícones e ferramentas expostos desde o início. Já na versão desktop, a tela escura sem orientações claras viola justamente esses princípios, forçando a usuária a adivinhar por onde começar.

Parabéns pelo exercício, Pamela, foi uma leitura muito atenta da sua própria experiência.

Continue compartilhando por aqui, o fórum está à disposição.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!