Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

[Projeto] Shadowing aplicativo de auto-cuidado

Aplicativo: Finch
Objetivo geral do app: fornecer ao usuário um parceiro diário de auto-cuidado
Objetivo do uso analisado: ver as notificações do aplicativo e fazer um check-in depois de muito tempo sem usar

1. Tela de mensagem motivacional/afirmação do dia
    Leio a mensagem, clico em "start today"
  2. Tela de streak
    Como fazia tempo que eu não entrava, meu streak foi pra 1 de novo. Clico no botão "let's go"
  3. Tela de comprometimento
    O app dá opção de você se comprometer com 2, 5, 7 ou 14 dias de streak. Cada opção faz seu bichinho ficar mais animado, incentivando a pessoa a se comprometer com vários dias seguidos de auto-cuidado. Escolho 5 e clico em "commit to this goal"
  4. Tela principal
    Há o boneco de um amigo me visitando, que faz com que um botão "Peep is visiting!" fique pulsando na tela, incentivando que esta seja a primeira coisa a ser feita. Clico no botão.
  5. Tela do boneco do amigo que está visitando
    A tela mostra o bonequinho e diz o que o amigo lhe enviou. No meu caso, foi um abraço. Há uma caixinha de check já selecionada para convidar o bonequinho para ficar na minha casa acima do botão de "send back good vibes", que posso clicar ou não. Clico nele.
  6. Tela de enviar good vibes ao amigo
    Há diversas opções, as primeiras que aparecem são para quem utiliza a versão paga, que não é o meu caso. Me frustro um pouco porque as opções pagas são bem mais legais. Escolho a opção de "stretch back", para lembrar minha amiga de se alongar. Clico no botão de enviar. Ganho 3 pontos de energia e volto à tela principal, dessa vez com o boneco da minha amiga do lado do meu, já que convidei ele para a minha casa.
  7. Tela principal
    Rolo a tela para baixo para ver todos os goals que tenho para hoje. Clico no check do que já fiz. Dependendo do grupo ao qual o goal faz parte, recebo diferentes mensagens de motivação. Rolo até o fim para criar um novo goal, clico no botão "add a goal". Pensando na usabilidade, este botão poderia ficar mais para cima, mas entendo que ele esteja no final para a pessoa primeiro ver todos os objetivos que já tem no dia para só então criar um novo.
  8. Tela de adicionar novo objetivo
    Rolo a tela e vejo as sugestões de objetivos para ver se há algum que contemple o que eu preciso. Volto para cima para criar um personalizado. Coloco o nome, ignoro as características opcionais e clico em "set".
  9. Tela principal
    O aplicativo volta à tela principal, com um aviso de que o objetivo foi adicionado. Vejo que há uma bolinha de notificação na aba "Quests", clico nela
  10. Quests
    Abre a popup da campanha do mês e clico no botão de ver o teaser do evento. É um vídeo curto para mostrar o conceito do mês. Ao fim do vídeo, o app me leva para a página do evento, que mostra as recompensas que poderei ganhar no mês, mas eu não quero ver isso agora. Volto para Quests clicando no X no canto superior esquerdo (demoro a encontrar ele). Vejo qual quest foi concluída e pego a recompensa dela.
  11. Aba "Shop"
    A aba Shop está com um "1" de notificação, quero saber o que é. Ela abre uma outra aba, com botões para Outfit, Furniture, Color e Travel. O Outfit está com o "1" de notificação, clico nele.
  12. Tela Outfit
    Abre a tela e junto uma popup de Daily Gift. O app dá 65 gemas por login diário, com o boneco que vende roupas falando "each day is a gift". Clico em "done" para pegar as gemas. Fecho a popup e vejo as roupas que tem na loja hoje, mas não há nada que eu quero.
    O menu de baixo mudou quando entrei no Shop, agora as 4 opções que abriram antes estão no menu inferior e eu não sei mais como voltar para a tela principal. Clico em "Furniture"
  13. Tela Furniture
    Vejo o que tem para vender, mas também não compro nada.
    Testo o X do canto da tela para tentar voltar à tela inicial, funciona. Volto para "Quests" e o menu inferior volta a ser como era. A "Bag" está com um "1" de notificação também, é a última notificação que falta. Clico nela
  14. Menu Bag
    Há as seguintes opções: Mail (onde está a notificação), Outfits, Furniture, Colors, Micropets. Clico em Mail.
  15. Tela Mail
    Há 1 Mail, referente ao final do mês que passou. O app me faz um resumo da quantidade de dias que loguei e das recompensas que consegui. Clico nele.
  16. Popup de campanha finalizada
    O app resume meus números e, caso haja recompensas que ainda não peguei do mês passado, disponibiliza o botão para isso. Clico em "Claim pending rewards"
  17. Tela do evento passado
    Clico no baú que ainda não tinha aberto do último mês. Tenho a opção de vender a recompensa por gemas, ou de escolher a cor do objeto e ficar com ele. Para escolher a cor, abre uma nova popup, com 4 opções de cores. Decido a cor e há um check não selecionado para já aplicar na casa do bonequinho automaticamente. Dou check nesta opção. Abaixo há o botão de "Claim!", clico nele. Fecham as popups e volto para a tela do evento. Fecho ela e volto para a tela do Mail. Clico em voltar e volto, finalmente, à tela principal.
1 resposta

Olá, Fernanda! Como vai?

Parabéns pela realização das atividades!

Vi que você apresentou uma análise muito detalhada ao explorar o aplicativo Finch, destacando a tela de mensagem motivacional, o sistema de streaks e a interação com o boneco amigo. Esse cuidado mostra atenção à usabilidade, valorização da experiência do usuário e percepção crítica sobre pontos de frustração e engajamento, como as opções pagas e a posição dos botões.

Se quiser aprofundar ainda mais, algumas boas práticas são:

• Mapear jornadas: identificar os pontos de maior engajamento e frustração para sugerir melhorias.
  • Equilibrar recursos pagos e gratuitos: garantir que a versão gratuita mantenha motivação e valor.
  • Testar acessibilidade: avaliar se os botões e menus estão intuitivos para diferentes perfis de usuários.

Continue postando as suas soluções, com certeza isso ajudará outros estudantes e tem grande relevância para o fórum.

Ah uma pergunta: o que você considera mais importante para melhorar a experiência no Finch, ajustar a usabilidade dos botões e menus ou ampliar os recursos gratuitos para manter o engajamento?

Fico à disposição! E se precisar, conte sempre com o apoio do fórum.

Abraço e bons estudos!

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!