Aplicativo: Finch
Objetivo geral do app: fornecer ao usuário um parceiro diário de auto-cuidado
Objetivo do uso analisado: ver as notificações do aplicativo e fazer um check-in depois de muito tempo sem usar
- Tela de mensagem motivacional/afirmação do dia
Leio a mensagem, clico em "start today" - Tela de streak
Como fazia tempo que eu não entrava, meu streak foi pra 1 de novo. Clico no botão "let's go" - Tela de comprometimento
O app dá opção de você se comprometer com 2, 5, 7 ou 14 dias de streak. Cada opção faz seu bichinho ficar mais animado, incentivando a pessoa a se comprometer com vários dias seguidos de auto-cuidado. Escolho 5 e clico em "commit to this goal" - Tela principal
Há o boneco de um amigo me visitando, que faz com que um botão "Peep is visiting!" fique pulsando na tela, incentivando que esta seja a primeira coisa a ser feita. Clico no botão. - Tela do boneco do amigo que está visitando
A tela mostra o bonequinho e diz o que o amigo lhe enviou. No meu caso, foi um abraço. Há uma caixinha de check já selecionada para convidar o bonequinho para ficar na minha casa acima do botão de "send back good vibes", que posso clicar ou não. Clico nele. - Tela de enviar good vibes ao amigo
Há diversas opções, as primeiras que aparecem são para quem utiliza a versão paga, que não é o meu caso. Me frustro um pouco porque as opções pagas são bem mais legais. Escolho a opção de "stretch back", para lembrar minha amiga de se alongar. Clico no botão de enviar. Ganho 3 pontos de energia e volto à tela principal, dessa vez com o boneco da minha amiga do lado do meu, já que convidei ele para a minha casa. - Tela principal
Rolo a tela para baixo para ver todos os goals que tenho para hoje. Clico no check do que já fiz. Dependendo do grupo ao qual o goal faz parte, recebo diferentes mensagens de motivação. Rolo até o fim para criar um novo goal, clico no botão "add a goal". Pensando na usabilidade, este botão poderia ficar mais para cima, mas entendo que ele esteja no final para a pessoa primeiro ver todos os objetivos que já tem no dia para só então criar um novo. - Tela de adicionar novo objetivo
Rolo a tela e vejo as sugestões de objetivos para ver se há algum que contemple o que eu preciso. Volto para cima para criar um personalizado. Coloco o nome, ignoro as características opcionais e clico em "set". - Tela principal
O aplicativo volta à tela principal, com um aviso de que o objetivo foi adicionado. Vejo que há uma bolinha de notificação na aba "Quests", clico nela - Quests
Abre a popup da campanha do mês e clico no botão de ver o teaser do evento. É um vídeo curto para mostrar o conceito do mês. Ao fim do vídeo, o app me leva para a página do evento, que mostra as recompensas que poderei ganhar no mês, mas eu não quero ver isso agora. Volto para Quests clicando no X no canto superior esquerdo (demoro a encontrar ele). Vejo qual quest foi concluída e pego a recompensa dela. - Aba "Shop"
A aba Shop está com um "1" de notificação, quero saber o que é. Ela abre uma outra aba, com botões para Outfit, Furniture, Color e Travel. O Outfit está com o "1" de notificação, clico nele. - Tela Outfit
Abre a tela e junto uma popup de Daily Gift. O app dá 65 gemas por login diário, com o boneco que vende roupas falando "each day is a gift". Clico em "done" para pegar as gemas. Fecho a popup e vejo as roupas que tem na loja hoje, mas não há nada que eu quero.
O menu de baixo mudou quando entrei no Shop, agora as 4 opções que abriram antes estão no menu inferior e eu não sei mais como voltar para a tela principal. Clico em "Furniture" - Tela Furniture
Vejo o que tem para vender, mas também não compro nada.
Testo o X do canto da tela para tentar voltar à tela inicial, funciona. Volto para "Quests" e o menu inferior volta a ser como era. A "Bag" está com um "1" de notificação também, é a última notificação que falta. Clico nela - Menu Bag
Há as seguintes opções: Mail (onde está a notificação), Outfits, Furniture, Colors, Micropets. Clico em Mail. - Tela Mail
Há 1 Mail, referente ao final do mês que passou. O app me faz um resumo da quantidade de dias que loguei e das recompensas que consegui. Clico nele. - Popup de campanha finalizada
O app resume meus números e, caso haja recompensas que ainda não peguei do mês passado, disponibiliza o botão para isso. Clico em "Claim pending rewards" - Tela do evento passado
Clico no baú que ainda não tinha aberto do último mês. Tenho a opção de vender a recompensa por gemas, ou de escolher a cor do objeto e ficar com ele. Para escolher a cor, abre uma nova popup, com 4 opções de cores. Decido a cor e há um check não selecionado para já aplicar na casa do bonequinho automaticamente. Dou check nesta opção. Abaixo há o botão de "Claim!", clico nele. Fecham as popups e volto para a tela do evento. Fecho ela e volto para a tela do Mail. Clico em voltar e volto, finalmente, à tela principal.